Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sobrinho de Zeca do PT estava infiltrado na manifestação de bolsonaristas #boato

Sobrinho de Zeca do PT estava infiltrado na manifestação de bolsonaristas #boato

Sobrinho de Zeca do PT estava infiltrado na manifestação de bolsonaristas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foi descoberto um esquerdista infiltrado na manifestação de bolsonaristas. É Marcelo Heitor Miranda, sobrinho de Zeca do PT, ex-governador de Mato Grosso do Sul.

Quase todas as fake news que estamos desmentido desde quando manifestantes de cunho golpista invadiram e depredaram prédios públicos na Esplanada têm sido relacionadas a “denúncias de supostos infiltrados” nas manifestações. A última aponta para uma “denúncia bombástica” contra um político “graúdo” do Mato Grosso do Sul. Mais exatamente contra o “sobrinho dele”.

Um vídeo de um homem durante os atos antidemocráticos que resultaram em vandalismo em Brasília está circulando junto com a mensagem de que ele seria um “petista infiltrado”. Os textos que acompanham o vídeo apontam que ele seria Marcelo Heitor Miranda, sobrinho do ex-governador Zeca do PT. Leia algumas versões dos textos que achamos em redes sociais:

Versão 1: Vc conhece esse aí? Não?? É o sobrinho do Zeca do PT, político do Mato Grosso do Sul. Pois agora ele ficará conhecido!!! Qdo falo que são petistas infiltrados que fizeram o quebra quebra, taí a prova!! FDP todos eles!! Vamos rodar a cara desse vagabundo, até ficar conhecido. Até pegarem-no.

Versão 2:  INFILTRADO! Esse cara é sobrinho do Zeca do PT do Mato Grosso, filho de Heitor Miranda ex prefeito de Porto motim falecido em 2022 ex procurador de justiça. Esse cara é  petista roxo, infiltrado na manifestação. Versão 3: Identificado o infiltrado, Marcelo Heitor Miranda, que é sobrinho do Zeca do PT e estava na manifestação dos patriotas!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: Um infiltrado bem graúdo nas manifestações de ontem em Brasília. Ele se chama Heitor Miranda, o filho arruaceiro do prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda dos Santos, e sobrinho do deputado federal, ex-deputado estadual e ex-governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT

Sobrinho de Zeca do PT estava infiltrado na manifestação de bolsonaristas?

Assim como outras histórias que tentavam criar a narrativa de que há infiltrados esquerdistas nas manifestações, o vídeo e as mensagens circularam com todas as forças na internet. E assim como as outras histórias, a mensagem em questão é falsa.

Para começar, a mensagem tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista (muito alarmista, aliás), os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem que o cidadão é mesmo o “sobrinho de Zeca do PT”.

Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, não só não encontramos nada que confirme a informação como encontramos desmentidos. O próprio Zeca do PT desmentiu a informação. Veja o que ele escreveu no Twitter:

Informo aos amigos e amigas que circula no WhatsApp uma FAKE NEWS atribuindo a um sobrinho meu (Marcelo Heitor) a autoria de um vídeo feito nos atos terroristas de domingo em Brasília. Para quem tem algum resquício de inteligência, é visível que NÃO SE TRATA do Marcelo Heitor. Basta fazer uma simples pesquisa na internet para ter essa constatação. Trata-se de mais uma mentira espalhada por bolsonaristas, criminosos, golpistas, inimigos da nossa democracia.

Vale apontar mais duas coisas: 1) O sujeito do vídeo não se parece com o sobrinho do Zeca do PT. 2) O próprio Marcelo Heitor também desmentiu as fake news por meio de suas redes sociais.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o sobrinho de Zeca do PT estava infiltrado nas manifestações de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios. Trata-se de mais uma fake news que insiste em reforçar a tese falsa de que foram “infiltrados” que causaram os atos de vandalismo em Brasília.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso