Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra performance de estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ #boato

Vídeo mostra performance de estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ #boato

Vídeo mostra performance de estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo flagra estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ com lasers no reto durante performance com luzes.

Há algum tempo, as universidades públicas têm sido alvo de diversos ataques, inclusive, de fake news que circulam na internet. Os assuntos que englobam os ataques são variados, mas o objetivo é o mesmo: desprestigiar o ensino superior público.

Como? Por meio de histórias absurdas sobre supostas coisas que aconteceriam dentro das universidades, como badernas, festas exóticas e eventos inusitados. Exemplo disso é a história de hoje.

De acordo com uma publicação que viralizou nas redes sociais, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teriam sido flagrados em uma festa, no mínimo, incomum. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ teriam colocado lasers no reto durante uma performance com luzes. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Veja aí um trabalho de SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DE VIDA apresentado pelos alunos de SOCIOLOGIA/FILOSOFIA dá UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Se vocês entender, por gentileza me explica!”. Versão 2: “REPASSANDO: UFRJ – Universidade Federal do Rio do Rio de Janeiro. Esta esculhambação, nesse “belo” trabalho de Sociologia e Filosofia de Vida na UFRJ. Trabalho de profunda abordagem, em lumes verdes, projetados de retos faiscantes.Estão me parecendo vagalumes cintilantes. PQP”.

Vídeo mostra performance de estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ?

A informação viralizou nas redes sociais, especialmente, no Twitter, e deixou muita gente perplexa com o suposto acontecimento. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao se deparar com a publicação, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o caso em veículos de comunicação.

Além disso, como já citamos anteriormente, nos últimos anos, histórias falsas sobre universidades públicas se tornaram constantes nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a professora da USP, Sara Antonella Lenin, teria feito um ensaio dentro da biblioteca da universidade. Também a que indicava que alunos e professores de universidades de Minas Gerais teriam protestado nus contra Bolsonaro e, por fim, a que indicava que pinos de cocaína teriam sido encontrados na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o vídeo e chegamos ao nome do grupo de dança Young Boy Dancing Group. No canal La Juan Gallery, uma galeria de arte de Madrid, na Espanha, é possível ver diversos vídeos com outras apresentações do grupo de dança.

O Young Boy Dancing Group surgiu em 2014 e, desde então, tem rodado o mundo com suas apresentações. Os integrantes são de vários lugares da Europa e já se apresentaram em diversos lugares, desde boates até espaços culturais renomados. As apresentações do grupo englobam questões como a cena queer, a dança, o movimento, o corpo e a sexualidade.

Em resumo: a história que diz que estudantes de sociologia e filosofia da UFRJ teriam colocado lasers no reto durante uma performance é falsa! O vídeo, de fato, é real. Mas não tem nada a ver com estudantes de sociologia e filosofia, muito menos com a UFRJ. Na realidade, o vídeo faz parte de uma apresentação do grupo europeu Young Boy Dancing Group, que existe desde 2014 e trabalha questões da cena queer, da dança, do corpo, do movimento e da sexualidade. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: