Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra cardume de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife #boato

Vídeo mostra cardume de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife #boato

Vídeo mostra cardume de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo gravado de drone mostra um cardume de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife.

Nos últimos meses, alguns casos de ataques de tubarão em praias de Pernambuco chamaram atenção na mídia. Os episódios (mais frequentes nos últimos tempos) têm chamado atenção de autoridades. Em meio a isso, um vídeo está viralizando na internet.

Um vídeo de uma espécie de um “cardume de tubarões” está viralizando como se fosse de uma filmagem feita na praia de Boa Viagem, no Recife. Leia algumas das mensagens que acompanham as imagens e assista ao vídeo:

Versão 1: Essa praia deveria ser proibida e somente o presidente deveria tomar banho nela! Recife! Versão 2: Praia hoje esta boa pra um mergulho….Boa Viagem, Recife, esperando vc entrar na agua Acho que tem um cardume de peixinhos  ali. Olha os TUBARÕES. Versão 3: Aténcao: em Recife, Praia de Boa Viagem Cardume de Tubarões  aguardando  os banhistas  para atacar. Veja a quantidade   nesse Vídeo n meu Story ,  Gente eu já morei naquela esquina do Hotel Boa Viagem ,e não Havia esses cardume de. Tubarões, só Água Viva que queimava muito Estou surpresa!!

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Vídeo mostra cardume de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife?

As imagens não demoraram a se espalhar na internet e, claro, chamar atenção por aí. Só que, apesar de Boa Viagem ser um local com tubarões e risco para banhistas, o vídeo em questão não foi feito na praia do Recife.

O histórico de fake news sobre o assunto já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Só sobre “tubarões filmados no Brasil”, desmentimos balelas que apontavam para animais em Boa Viagem (aqui e aqui), Ubatuba, Búzios, Marataízes e outros locais do país.

Além disso, a mensagem que acompanha o vídeo segue aquele roteiro básico das fake news. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação.

Ao buscar em fontes confiáveis sobre o vídeo, chegamos à verdade. A filmagem foi feita, na realidade, pelo fotógrafo Paul Dabill. Esta matéria aponta que as imagens foram feitas na vila de Jupiter Island (localizada no estado da Flórida, Estados Unidos). É possível ver a postagem original aqui:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o vídeo que viralizou na internet foi feito na praia de Boa Viagem, no Recife. O vídeo foi feito nos Estados Unidos e nada tem a ver com a situação atual da região.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso