Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tubarão é flagrado na praia de Marataízes (Espírito Santo), mostram vídeos #boato

Tubarão é flagrado na praia de Marataízes (Espírito Santo), mostram vídeos #boato

Boato –  Vídeo mostra tubarão capturado na praia de Marataízes, Espírito Santo. Outro vídeo mostra o animal nadando à beira-mar.

Boa parte dos boatos que circulam na internet são versões de uma mesma história. Notícias, vídeos e imagens distorcidas. A lista é grande e nada está salvo de quem se dedica às fake news. Na história de hoje, o personagem é um velho conhecido no mundo dos boatos.

Um alerta que circula no Facebook aponta para o flagrante de um tubarão na praia de Marataízes, no Espírito Santo. Na mensagem, o texto diz que “tubarão em marataízes pegaram ele mas aí saber se ele num tem um irmão ou um primo”.

O alerta é reforçado por um vídeo de um animal no mar enquanto um homem explica que seria um tubarão. Em alguns casos, há um “plus”: uma imagem de um tubarão capturado na praia. Leia a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Olha lá, olha lá, olha lá! Ele é muito rápido e ele está atacando. Olha bem na chegada, gente. Olha a guerra que está. Vou tentar colocar um zoom. Agora eu peguei. Olha isso gente. Vou deixar filmar mais tempo aqui.

Tubarão foi flagrado na praia de Marataízes (Espírito Santo)?

O mar da Praia de Marataízes está para peixe! Aliás, peixe não, pescador. Isso porque a história não passa de boato. Entenda os porquês.

A incoerência da história começa pelas características da mensagem, que é vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. E mais: o alerta também segue a onda de boatos com vídeos fora de contexto. Por aqui, já surgiram histórias envolvendo Brumadinho, parque 7D, explosão em posto de gasolina e muitos outros.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, matamos a charada. Um dos vídeos, de fato é de Marataízes, mas não se trata de um tubarão, e sim de arraias. As imagens causaram tanta repercussão que o vídeo foi desmentido em diversos portais de notícias.

Nesta matéria, o jornal Gazeta Online conta que o secretário de Defesa Civil do município, Anderson Gouveia, afirmou que se trata de uma arraia gigante e não um tubarão. Segundo ele, as arraias aparecem na costa para se alimentar. O G1 e o Folha Vitória também desmentiram a informação.

O segundo vídeo é de um tubarão, mas, ao contrário do que se imagina, não é de Marataízes e muito menos recente. Em fevereiro de 2019, um tubarão de aproximadamente dois metros apareceu nas areias da praia do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, como mostra esta matéria do G1 e do RJ TV, da Rede Globo. Na época, o tubarão foi capturado acidentalmente por uma rede pesca.

Resumindo: nenhum tubarão foi flagrado na praia de Marataízes, no Espírito Santo. A história não passa de alarmismo e desinformação. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.