Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tubarão é atacado por cachorros na praia de Boa Viagem, Recife (PE) #boato

Tubarão é atacado por cachorros na praia de Boa Viagem, Recife (PE) #boato

Boato – Vídeo mostra momento exato em que um grupo de cachorros briga com um tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife (PE).

A internet é o lugar ideal para descobrirmos histórias, no mínimo, curiosas. São textos, fotos e vídeos que mostram desde situações dramáticas até as mais inusitadas. E é claro que esse tipo de história acaba viralizando com muita facilidade entre os usuários das redes sociais.

E quando as publicações dão conta de que o fato ocorreu no Brasil, o engajamento entre os usuários é ainda maior. A história de hoje, por exemplo, que envolve praia, um ataque, cachorros e um tubarão, tem dado muito o que falar.

De acordo com as publicações, um vídeo que está circulando nas redes sociais teria registrado o momento exato em que um grupo de cachorros teria atacado um tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife (PE). “Em Recife na praia de Boa Viagem tubarão tenta atacar cachorro e é surpreendido pelos amigos do cão que estavam na areia.! Juro…essa nunca tinha visto isso”, diz uma das mensagens. Confira o vídeo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Tubarão foi atacado por cachorros na praia de Boa Viagem, Recife (PE)?

O vídeo mostra um momento inusitado (e bastante chocante). E a fama da praia de Boa Viagem (PE) ser um dos lugares mais perigosos do Brasil quando o assunto é ataque de tubarões logo fez o vídeo viralizar. Mas será que as imagens foram realmente gravadas em Recife (PE) e mostram o momento exato em que um grupo de cachorros ataca um tubarão? Bem, a história não aconteceu exatamente como foi contada. E se você quiser mais detalhes, então continua lendo!

Vamos lá! Ao analisar as publicações que ajudaram a divulgar o vídeo, notamos algumas características interessantes. Elas apresentam um caráter vago e não dão mais detalhes sobre onde o vídeo teria sido gravado ou a data em que o ataque ocorreu. Além disso, também são alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis, seguindo aquele velho roteiro de boatos online.

Ao procurar mais informações sobre um possível ataque de cachorros contra um tubarão no Brasil, nada encontramos. Porém, ao checar a origem do vídeo, chegamos à verdade: o ataque, de fato, aconteceu, mas as imagens não foram feitas no Brasil.

O vídeo, na realidade, foi gravado na ilha de Murray, na Austrália, em abril de 2019. As imagens, registradas por um homem chamado Greg MacKinnon, mostra o momento em que os cachorros percebem a presença dos tubarões (que estavam se alimentando de um cardume) e entram na água para brincar com os predadores (que acabaram sendo mordidos pelos cães).

Vale ressaltar que esse tipo de boato, que atribui vídeos de outros países ao Brasil, tem se tornado um assunto recorrente na internet. A equipe do Boatos.org, inclusive, já desmentiu vários deles, como o vídeo que mostraria uma menina se salvando após o rompimento da barragem de Brumadinho. Também as imagens que teriam registrado a chegada dos caixões da FEMA no Brasil. E, por fim, o vídeo que mostraria o momento exato de um arrastão em Campinas (SP).

Em resumo: a história que diz que um grupo de cachorros atacou um tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife (PE) é falsa! O vídeo, de fato, é real, porém não foi gravado no Brasil. As imagens, na realidade, foram feitas na ilha de Murray, na Austrália, e mostram o momento em que um grupo de cachorros tenta brincar com os tubarões que estavam comendo um cardume de peixes. Ou seja, dessa vez, o fato inusitado não teve nada a ver com o Brasil. Portanto, compartilhe a informação correta e não espalhe fake news por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.