Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Uniformes da Light foram roubados no depósito de Braz de Pina #boato

Uniformes da Light foram roubados no depósito de Braz de Pina #boato

Uniformes da Light foram roubados no depósito de Braz de Pina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Atenção! 100 uniformes da Light foram roubados no depósito de Braz de Pina (no Rio de Janeiro).

Um dos maiores medos de quem se preocupa com a questão da segurança pública está em pessoas “disfarçadas” que poderiam realizar roubos e furtos em residências. Neste sentido uma mensagem está deixando algumas pessoas “de cabelo em pé”.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, 100 uniformes da Light acabaram de ser roubados do depósito de Braz de Pina, no Rio de Janeiro. A mensagem, que não dá muitos detalhes, pede atenção para as pessoas. Leia:

Versão 1: FORAM ROUBADOS 100 UNIFORMES DA LIGHT DO DEPÓSITO EM BRAZ DE PINA. FIQUEM ATENTOS. Versão 2: Olha divulga ai para os amigos que  foram la na base braz de pina e renderam o almoxarifado e levaram 100pares de uniformes da light provaviomente os tcp pq fica ao lado do conjunto regina.

Uniforme da Light foram roubados no depósito de Braz de Pina?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É claro que a mensagem, com direito ao clássico pedido de compartilhamento, iria se espalhar com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta para os tais roubos de uniforme da Light em Braz de Pina.

A mensagem, o histórico e uma consulta à própria companhia de energia elétrica do Rio de Janeiro já matam totalmente à charada. A mensagem consegue (parabéns!!!) carregar todas as principais características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português, pede compartilhamento e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação.

Não obstante, o Boatos.org já desmentiu diversas vezes fake news que apontam para o tal “roubo de uniformes” de serviços à domicílio. Já desmentimos, por exemplo, que foram roubados uniformes de companhias de telefonia, de agentes de controle da dengue e do IBGE.  

Assim como nos outros casos, a informação que circula é falsa. Ao buscar por mas informações sobre o assunto (que se espalhou pelo Rio de Janeiro), descobrimos que, na realidade, a própria Light veio a público desmentir o tal “roubo”. Por meio das redes sociais, a companhia desmentiu a história. Veja o que foi escrito:

Circula nas redes sociais um boato sobre furto de 100 uniformes de eletricistas da Light. Esta informação não é verdadeira. A Light segue atenta à disseminação de fake news no intuito de esclarecer a população e garantir a segurança dos clientes e dos seus colaboradores. #LightInforma

Vamos convir que este tipo de informação, além de errada, só serve para gerar um pânico nas pessoas que pode resultar em violência contra funcionários da companhia. Ou seja: é algo totalmente desnecessário.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uniformes da Light foram roubados no Rio de Janeiro (mais precisamente em Braz de Pina). Trata-se de uma fake news que foi desmentida pela própria empresa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso