Boato – Bandidos roubaram uniforme de agentes de combate à dengue. Suspeita-se que material será usado em roubos.
Uma das doenças que mais preocupam os brasileiros é a dengue. Neste ano, cidades do interior de São Paulo estão sofrendo uma epidemia da enfermidade transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Tanto que estão sendo intensificadas as medidas de combate à dengue.
Porém, uma mensagem que tem sido compartilhada por WhatsApp tem causado um pouco de preocupação a moradores de algumas cidades do Brasil. A informação dá conta que o uniforme de agente de saúde que combatem a doença foram roubados. Isso significaria que ladrões poderiam entrar em casas disfarçados. Leia:
Gente muito cuidado.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Foram roubados coletes, crachás e bolsas de agentes endêmicos de controle.da dengue.
Suspeita-se de que serão usados para furtos em residências.
Distribuam para o máximo de pessoas possíveis e fiquem atentos. Repasse !!!!!”
Quem acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens compartilhadas com “todas as boas intenções” são, na maioria dos casos, falsas. O fato do texto não dizer em que local aconteceu o roubo, a data do ocorrido e ainda pedir o compartilhamento ao final são típicos de boatos.
Pois bem. Apurando na internet, descobrimos que o rumor se espalhou por cidades diferentes. Temos registros de matérias a respeito do boato nas cidades de Natal (RN), Piracicaba (SP), Limeira (SP), Uberlândia (MG), Araguari (MG), Primavera do Leste (MT), Fortaleza (CE) e muitas outras cidades.
Essa informação fez a gente chegar a duas hipóteses: ou é um boato que causou pânico em vários lugares do país ou há uma grande quadrilha especializada em roubos de materiais de agentes de saúde. Qual você acha é que a mais verossímil?
Se você falou a primeira, está completamente certo. Todos os links que mostramos acima desmentiram a história de que uma quadrilha estaria usando disfarces para assaltar casas. Por isso, pode deixar o agente de saúde entrar que a história é boato. É muito mais arriscado ficar à mercê da dengue do que ser assaltado por um agente de saúde.