Resolução 142/2019 aumenta validade da CNH de 5 para 20 anos #boato

Boato – Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, assinou a resolução 142/2019 que aumenta a validade da CNH para 20 anos.

Quem dirige sabe que o processo para se conseguir (e manter!) uma carteira de habilitação (CNH) é longo (e, muitas vezes, burocrático). São aulas, provas, documentos, assina aqui, assina ali e bastante dinheiro investido.

Atualmente, a validade da CNH é de 5 anos. Muitas pessoas acabam mudando de cidade e, com isso, precisam transferir sua CNH para um novo Ciretran (responsável pelo município do novo endereço). Já outras, pelo prazo de validade, optam por regressar às suas cidades para fazer a renovação.

E, de acordo com publicações que estão circulando nas redes sociais, os motoristas podem ficar ainda mais tranquilos em relação à renovação. Isso porque, segundo as postagens, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, teria assinado uma resolução aumentando a validade da CNH de 5 para 20 anos. Confira:

Tarcísio Gomes o atual ministro da infraestrutura, acaba de assinar a resolução 142/2019. Está resolução determina o prazo da CNH pra 20 anos, o fim de obrigatoriedade de aulas teóricas, o fim do simulador de direção e ainda permite o cidadão procurar diretamente um instrutor de trânsito pra fazer as aulas práticas, dispensando a matrícula em auto escola. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF O esquema de tomar dinheiro do povo tá acabando.

Resolução 142/2019 aumentou validade da CNH de 5 para 20 anos?

A informação pegou bastante gente de surpresa e até animou os motoristas, que, supostamente, terão um prazo maior para renovar suas CNHs e, com isso, poderiam poupar tempo e dinheiro. Mas será que a história de que a resolução 142/2019 aumentou a validade da CNH para 20 anos é verdadeira? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Logo de cara, achamos a informação bastante estranha. E, assim como qualquer notícia bombástica, se ela realmente fosse real, com certeza estaria estampada nos principais veículos de comunicação. Resolvemos fazer a busca e não encontramos nenhuma menção sobre o assunto nos principais veículos de comunicação.

No site da Imprensa Nacional, procuramos também pelo número da resolução que é citado no texto, mas não achamos nada a respeito da informação. Vale ressaltar que a história ainda cita outras mudanças no processo de obtenção da CNH, como o fim do simulador de direção e das aulas teóricas.

Procuramos detalhadamente cada informação citada no texto e descobrimos que as coisas não são lá como parecem. Em relação às mudanças nas auto-escolas, de fato, o governo federal deseja fazer modificações na validade da CNH. Entretanto, a proposta (que ainda será apresentada e vai precisar ser discutida e votada) prevê um prazo de 10 anos e não 20, como citado na história.

Sobre o fim do simulador de direção, o próprio ministro Tarcísio Gomes já declarou ser a favor de acabar com a exigência dos simuladores. Entretanto, nenhuma proposta ainda foi apresentada. Já em relação ao fim da obrigatoriedade das aulas teóricas e a dispensa da auto-escola para a retirada da CNH, não encontramos nenhuma informação sobre o assunto.

Por fim, o texto possui a mesma estrutura de tantos outros desmentidos pela equipe do Boatos.org, como o caso em que Gilmar Mendes teria mandado soltar o ex-presidente Michel Temer, a história de que Bolsonaro morreu, Sarney morreu e até da perda de pontos do Palmeiras no Brasileirão. 

O padrão utilizado em outros casos “de uma informação bombástica + o link de um grande portal + o link de uma imagem” está repetido na história de hoje. Mas, quando o usuário abre a imagem, ele se depara com um meme do Tiririca com a frase “é mentira, abestado”. Confere aí:

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

Em resumo: a história que diz que o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, assinou uma resolução que aumenta a validade da CNH de 5 para 20 anos é falsa! Além das informações citadas no texto estarem equivocadas, o próprio link citado no final da mensagem comprova a farsa: a história é uma brincadeira. Ou seja, não compartilhe essa fake news!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)