Petróleo para 80 anos de consumo é achado em Mato Grosso no governo Bolsonaro #boato

Boato – Vídeo mostra poço de petróleo, suficiente para 80 anos de abastecimento, descoberto em Mato Grosso. Tudo isso aconteceu em 2019, durante o governo Bolsonaro. 

O petróleo é um recurso natural bastante presente em todo o mundo. Matéria-prima de produtos como diesel, gasolina, polímeros plásticos e até medicamentos, o petróleo é a principal fonte de renda de muitos países, especialmente os do Oriente Médio.

Por esse motivo, esse recurso natural já foi motivo de inúmeras guerras e tensões entre muitos países, como Estados Unidos e Venezuela. Isso mostra a importância do petróleo na sociedade atual.

E a informação da suposta descoberta de um novo poço de petróleo no Brasil deixou muita gente animada. De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, um vídeo mostraria um poço de petróleo recém descoberto em Mato Grosso, durante o governo Bolsonaro. Confira:

Repassando…: Achado petróleo no mato grosso para 80 anos de consumo e pode agora nosso combustível reducir para 2.70 o litro vamos divulgar valeu bolsonaro.

Petróleo para 80 anos de consumo foi encontrado em Mato Grosso no governo Bolsonaro?

As imagens causaram um verdadeiro burburinho nas redes sociais e a suposta descoberta de um novo poço de petróleo foi bastante comemorado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Porém, será que essa história é realmente verdadeira? A resposta é não!

Vamos lá! Uma rápida olhada nas publicações é suficiente para evidenciar alguns detalhes que denunciam a farsa. O caráter vago (não diz quando e muito menos dá detalhes sobre a suposta descoberta) e alarmista das mensagens já nos deixam com um pé atrás. Além disso, as publicações não citam nenhuma fonte confiável (e também não encontramos nenhuma notícia sobre o assunto).

Vale ressaltar que histórias sobre feitos e conquistas envolvendo o nome do presidente Jair Bolsonaro não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org, inclusive, já desmentiu alguns deles, como a prisão do sargento da Aeronáutica após a retirada da inviolabilidade de bagagens diplomáticas. Também a história da rescisão do patrocínio da Petrobras com a McLaren e, por fim, a descoberta de um escândalo na CBF após Bolsonaro investigar o motivo de Tite não gostar dele.

Resolvemos, então, buscar pela origem do vídeo e descobrimos que, ao contrário do que diz a história, as imagens são de 2016 (eliminando a hipótese de que um poço de petróleo teria sido descoberto durante o governo Bolsonaro). O vídeo foi gravado no município de São José do Rio Claro (MT) e mostra uma perfuração da Petrobras. Na época, a estatal acreditava ter encontrado petróleo na região Centro-Oeste. A informação, claro, logo se espalhou e chegou até a ser comemorada pelo prefeito da cidade.

Porém, a alegria durou pouco. Após diversas análises realizadas pela própria Petrobras, a estatal constatou que a substância preta que aparece no vídeo, na verdade, não se tratava de petróleo, mas de uma mistura de substâncias utilizadas para a perfuração do poço.

A substância pastosa de cor preta que aparece no vídeo mencionado passou por análises de laboratório que mostraram ser uma mistura de óleos, graxas e fluídos utilizados no processo de perfuração do poço. Não caracteriza-se, portanto, descoberta de petróleo.

Em resumo: a história que diz que um poço de petróleo foi descoberto no Mato Grosso, durante o governo Bolsonaro é falsa! O vídeo, de fato, é verdadeiro, porém, não foi gravado em 2019, mas sim em 2016. Além disso, após análises meticulosas, a Petrobras confirmou que a substância preta que aparece no vídeo não é petróleo, mas sim uma mistura de óleos e fluídos utilizados na perfuração do poço. Ou seja, a história é apenas boato! Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)