Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onda de frio mais forte desde 1955 está prevista nos próximos dias #boato

Onda de frio mais forte desde 1955 está prevista nos próximos dias #boato

Onda de frio mais forte desde 1955 e alerta de neve estão previstos nos próximos dias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Maior onda de frio desde 1955 ocorrerá nos próximos dias. Há alerta de neve em cidades como Campos do Jordão.

Climas extremos, sejam para “baixo” ou para “o alto”, sempre rendem notícias falsas do tipo “aumenta e inventa”. É o caso da história de hoje. Bastou ser anunciada uma grande onda de frio para os próximos dias para mensagens apontarem para o “maior frio da história do Brasil” desde 1955.

Uma mensagem que começa com os dizeres “alerta para neve” (como se houvessem nevascas gigantescas no Brasil) aponta que a próxima onda de frio será uma das maiores desde 1955. O texto também aponta que Campos do Jordão terá neve e aponta como fontes o MetoSul, CEPTEC, INMET e ClimaTempo. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

ALERTA PARA NEVE! Sim é isso mesmo, a próxima onda de frio será de forte intensidade e sim, será uma das mais fortes desde 1955, quando parte do sul e sudeste registrou temperaturas negativas e neve. Desta vez, uma forte massa de ar polar que se desprenderá da Antartida, hemisfério sul, deverá atuar entre os dias 30 e 31 de julho e 01 e 02 de agosto com temperaturas congelantes no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. […]

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Se nada mudar até esta data, o estado de São Paulo também será acometido por temperaturas negativas e veremos elas logo abaixo: => Possibilidade de Neve em Campos do Jordão […] Fontes: MetoSul/CEPTEC/INMET/ClimaTempo —>Créditos: Centro de Monitoramento Paulista

Onda de frio mais forte desde 1955 está prevista nos próximos dias?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente até com medo da próxima onda de frio. Por isso, estamos aqui para dizer que, sim, haverá uma onda de frio e que, apesar disso, a mensagem que circula online tem erros.

É importante citar que não é de hoje que notícias falsas sobre “ondas de frio” (ou de calor) circulam com força na internet. Desmentimos boatos em 2018, 2020 e em junho deste ano. Assim como nos outros casos, há um certo exagero com a mensagem em questão.

Tudo começou com a informação (real) vinda do MetSul que apontava para uma grande onda de frio nos próximos dias. O título do de um conteúdo (que a onda de frio seria uma das intensas do século) chamou atenção. Há diferenças entre o que foi anunciado e a mensagem que circula online.

Tanto que o próprio MetSul publicou mais um conteúdo falando que o frio da próxima semana não deve superar as temperaturas baixas de 2007, 2009, 2021 e 2013. Ou seja: não dá para cravar que é o maior frio desde 1955.

Tem mais outro erro na mensagem. Depois que a informação que apontava poderia nevar em Campos do Jordão, o Cptec desmentiu a informação. Nesta matéria do G1, é dito que a previsão na região é de geada e não de neve por causa das baixas temperaturas.

Resumindo: apesar de, de fato, estar prevista uma onda de frio para os próximos dias, não é verdade que será a mais forte desde 1955 e também não há previsão de neve na região de Campos do Jordão. O texto tempo informações corretas, mas também tem informações exageradas sobre o frio nos próximos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso