Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Alerta máximo de frio extremo com temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos #boato

Alerta máximo de frio extremo com temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos #boato

Região Sul está sob alerta de frio extremo, com temperaturas de -15ºC, como não se via há 50 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi emitido um alerta máximo de frio extremo para a região Sul do Brasil. Vão ser as temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos, que podemos chegar a até -19 ºC.

Assim como existem doenças, frutas ou mesmo hábitos sazonais, também existem o que podemos chamar de “boatos sazonais”. Um que voltou a circular neste início de inverno de 2021 é o que aponta que há um grande “alerta máximo de frio extremo” recorde para a região do Sul do Brasil.

A mensagem aponta para uma “potente massa de ar polar como não se via a mais de 50 anos”. O texto ainda aponta para temperaturas muito abaixo dos 0 ºC. O texto chega a falar que os termômetros por registrar até -19 ºC. Leia a mensagem que circula online e tem viralizado em redes sociais e WhatsApp:

Confira o desmentido em vídeo:

ALERTA MÁXIMO DE FRIO EXTREMO! Atenção! A partir do dia 04 e principalmente de 05 a 07/07 uma potente massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil, como não se via a mais de 50 anos. As simulações computadorizadas indicam temperaturas extremas no estado gaúcho abaixo de zero graus!!! O frio será por demais intenso como há anos não se via! Temperaturas negativas generalizadas e geada de forte intensidade.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A região de Santa Maria, CruZ alta, Ijuí, Santo Ângelo poderá registrar entre -7 e -12°C. Na serra Paranaense o frio vem com intensidade e nas regiões de Palmas , Pinhão e Guarapuava as temperaturas podem chegar proximas a – 10°C negativos; Região de Guarapuava , chácara Sol Nascente no Guairaca a previsão é de temperaturas chegando a -15°C. Lagoa Seca, Três Pinhero e Arraiá do Mandioca – 12⁰C.

Defesa civil municipal, é altamente recomendável a inicialização de um plano para moderadores de rua e baixa renda, e ajuda humanitária de todos será bem vinda!!! O frio será extremo, não saiam de suas casas à noite e vedem bem as janelas!!! Na serra gaúcha e Catarinense não se descartam temperaturas de até -19°C (19 graus negativos). Atualizações nos próximos dias! Pedimos ajuda a toda a população !!! Alerta de caos devido às baixas negativas e a super frente fria!!! Como não se via a mais de cinquenta anos!!! Risco de neve ❄ em todo o Sul !!!

Alerta máximo de frio extremo com temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos é real?

É fato que os estados do Sul do país sofrem com as baixas temperaturas todos os anos e que há uma previsão de frio para este inverno. Porém, a mensagem exagera e muito ao falar do maior frio dos últimos 50 anos e temperaturas de -19 ºC.

Na realidade, o Boatos.org desmentiu um texto idêntico no ano passado. Antes disso, já havíamos desmentido textos similares (sobre alertas de frio extremo) por duas oportunidades em 2018 (confira aqui e aqui).

Além disso, o texto em questão tem características de boatos online como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Não bastasse isso, ao buscar sobre o anúncio de frio, nada encontramos (o texto mais popular na rede é o nosso desmentido de 2020).

Como falamos no ano passado, uma temperatura como a apresentada na mensagem (-19ºC) não seria apenas o maior frio dos últimos 50 anos como também seria o maior frio da história do país. Porém, ao procurar pelas temperaturas dos próximos dias, não há (nem de perto) previsão de temperaturas como a descrita.

Nas cidades gaúchas citadas, a previsão de tempo mais baixa para os dias citados é de 8ºC. Nas cidades paranaenses, a previsão de temperatura mais baixa também é de 8 ºC. Frio, muito frio. Porém, nem perto das temperaturas citadas.

Resumindo: o texto que circula online e fala sobre temperaturas de até -19ºC em cidades da região Sul do Brasil é falso. Na realidade, trata-se de um texto que já foi desmentido algumas vezes no Boatos.org e que neste ano não está sendo diferente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso