Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos #boato

Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos #boato

Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pior frio dos últimos 100 anos vai atingir o país na terça-feira, e trazer neve em São Paulo e temperaturas negativas. Canadá e EUA já fizeram alerta.

O outono começou oficialmente no Brasil! Uma das estações mais geladas do ano teve início no dia 20 de março e trouxe alegria para as pessoas que já não aguentavam mais o calor. E a queda na temperatura no primeiro dia da estação ainda promete.

O outono é conhecido pelas temperaturas mais amenas e por ser um preparativo para o frio mais acentuado do inverno. Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que as coisas não serão bem assim em 2022.

Segundo uma publicação, uma onda de frio intenso deve atigir o Brasil nos próximos dias. Ainda segundo a história, as temperaturas devem começar a cair na terça-feira, dia 22. De acordo com a história, esse será o pior frio dos últimos 100 anos. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Oi, família. Boa noite. Tudo bem? É o Ronaldo mesmo que tá falando, eu não tô retransmitindo essa mensagem não. Eu tô gravando pra vocês. É, bom, a gente vai ter que tomar um cuidado extra aí essa semana. Eu já recebi o aviso de um amigo meu que mora na zona rural e tem controle via satélite. E agora vocês devem ter percebido aí pela imprensa que tá subindo uma onda de frio, que tá chegando agora. Era pra quarta-feira, mas parece que já antecipou pra terça-feira e tá vindo rápido. Não é um frio normal, tá? É a maior onda de frio que já atingiu o Brasil em mais de 100 anos. A gente nunca viu um frio desses.

Pode ser que ela erre a gente, mas os estados do sul não tem como escapar, já pegou. Mas não é um frio normal, tá? Tão falando aí que em cidades do estado de São Paulo com risco de nevar, gente. Tá perigando nevar em algumas cidades do estado de São Paulo. Temperaturas abaixo de 0, Campos do Jordão com uma previsão de temperatura entre -6 e -10 graus. Na serra, temperatura podendo chegar a -15 graus. O governo canadense, o governo americano, tá todo mundo avisando o governo brasileiro que tem que se preparar, porque o Brasil não tá preparado pra esse tipo de frio. Tem que ter equipe do resgate, enfim, eu tô avisando todo mundo.

Tem um amigo meu que trabalha no INPE, já falei com ele hoje, ele já confirmou. Ele me deu um vídeo de 5 minutos de explicação do fenômeno, só pra me dizer que é verdade. Tá, então, o frio que vai começar essa semana não é um frio normal, não é uma coisa que a gente tá acostumado a ver. Tem que tomar cuidado, muito cuidado. Avisa os amigos de vocês, os familiares, pra tomar cuidado com o frio da semana, tá bom? Boa noite, fica todo mundo com Deus, bom final de semana”.

Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de informações e fontes confiáveis.

Logo ao ler a mensagem, ficamos desconfiados. A história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, sempre que o Brasil enfrenta uma mudança de estação ou uma série de temperaturas mais acentuadas, histórias falsas sobre o assunto começam a circular nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o Brasil teria o inverno mais frio dos últimos 100 anos. Também a que indicava que o país iria enfrentar a onda de frio mais forte desde 1955 e, por fim, a que apontava que o Brasil teria emitido um alerta para frio extremo, que teria as temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada. Pelo contrário, descobrimos que uma história muito parecida já foi desmentida, em 2021, pelo site Fato ou Fake. Na oportunidade, eles desmentiram a informação de que os governos do Canadá e dos Estados Unidos teriam emitido um alerta sobre frio intenso no Brasil.

Se isso não bastasse, não existe nenhuma previsão de frio extremo para os próximos dias, nem pelo próprio INPE (citado na história). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem cair nos próximos meses, mas na maior parte do país, vão permanecer ligeiramente acima da média.

Em resumo: a história que diz que o frio mais intenso dos últimos 100 anos deve chegar ao Brasil nos próximos dias é falsa! Não existe nenhuma previsão de frio extremo para os próximos dias. Na realidade, o Inmet afirmou que o outono vai sim trazer temperaturas mais baixas, mas no geral as temperaturas devem ficar acima da média dos últimos anos. Se isso não bastasse, parte da história já foi desmentida, em 2021, por outros serviços de checagem. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso