Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Nubank faliu, banco deixou o Brasil e aplicativo saiu do ar definitivamente #boato

Nubank faliu, banco deixou o Brasil e aplicativo saiu do ar definitivamente #boato

Nubank faliu, banco deixou o Brasil e aplicativo saiu do ar definitivamente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Nubank deixou o Brasil após a empresa falir e seu aplicativo saiu definitivamente do ar, depois de roubar todos os clientes.

Os bancos digitais surgiram com uma proposta de facilitar a vida de seus clientes e acabar com algumas burocracias desnecessárias. Logo a proposta caiu na graça do povo e se transformou em um verdadeiro boom, com diversas contas abertas e cartões com benefícios.

Dentre as possibilidades, o banco Nubank se tornou uma das mais famosas. O “roxinho”,  uma alusão à cor escolhida pela fintech, surgiu em 2013 e lançou seu primeiro produto em 2014. Desde então, o banco digital só cresceu.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a era de ascensão da Nubank chegou ao fim. Segundo uma publicação, o Nubank teria falido, deixado o Brasil e o aplicativo da empresa teria saído do ar definitivamente. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Quem tem nubank tira seu dinheiro está roubando todo mundo faliu quem tem dívida não precisa paga ela quitou…”. Versão 2: “Alguém mais está com problemas no aplicativo da Nubank?? Será que faliu mesmo e levaram meu dinheiro kkkkkkkkkkk Não consigo acessar”. Versão 3: “Lembra do Collor, da noite pro dia todo mundo ficou sem dinheiro, Nubank faliu”.

Nubank faliu, banco deixou o Brasil e aplicativo saiu do ar definitivamente?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos clientes desesperados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Não é de hoje que histórias falsas que apontam a falência de empresas circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o Bar Amarelinho, no Rio de Janeiro, teria falido e fechado as portas definitivamente. Também a que indicava que o restaurante Famiglia Mancini teria falido e iria fechar as portas por causa do lockdown e, por fim, a que apontava que o Habib’s faliu, fechou as lojas e vai “repassar o ponto”.

A história de hoje ganhou força por conta de duas situações que ocorreram recentemente. No dia 15 de setembro de 2022, o Nubank anunciou que vai pedir o cancelamento do registro de companhia aberta (capital aberto) no Brasil. Isso aconteceu porque a empresa pretende reestruturar seu programa de BDR na bolsa de valores do país (Ibovespa). Atualmente no Nível III, o Nubank pretende migrar para o Nível I (que não exige a oferta pública de ativos na empresa).

Já na primeira semana de outubro de 2022, o aplicativo da empresa ficou fora do ar por três vezes em apenas uma semana. Diversos clientes fizeram reclamações nas redes sociais, apontando erros nas transferências por PIX e até mesmo na hora de acessar o aplicativo.

Entretanto, nem a mudança no programa da Bolsa de Valores de São Paulo e muito menos a instabilidade do aplicativo comprovam a falência do Nubank. A própria fintech desmentiu toda a informação. De acordo com o Nubank, a empresa segue forte no Brasil e é um dos maiores grupos financeiros do país. Em nota, o Nubank explicou que a mudança no programa de BDRs na Ibovespa não muda nada para os clientes da empresa. Além disso, também afirmou que a empresa está em franca expansão.

Por fim, o Nubank também esclareceu a situação sobre a instabilidade do aplicativo. De acordo com a fintech, o aplicativo teve instabilidades ao longo da semana por causa de atualizações. Segundo a empresa, as operações estão sendo restabelecidas de forma gradual. Veja o que foi escrito pela empresa:

Nubank segue forte no Brasil – não acredite em fake news. Somos um dos maiores grupos financeiros do país – e a mudança no nosso programa de BDRs na Bolsa de Valores não altera nada para os clientes que usam nossos serviços. […]

A gente vira-e-mexe se depara com posts mentirosos, fake news ou chamadas apelativas que questionam se “o Nubank vai fechar?” ou “o Nubank vai falir”. O Nubank vai fechar? Não. O Nubank não vai fechar. Hoje, além de sermos uma das instituições mais bem capitalizadas do Brasil, estamos em franca expansão, construindo uma empresa para as próximas décadas. […]

O Nubank vai fechar no Brasil? Não. O Nubank não vai fechar no Brasil. Nós apenas anunciamos, em setembro de 2022, uma mudança no nosso programa de BDRs, que diz respeito a quem é investidor do Nubank ou NuSócio, mas não afeta os clientes que usam os produtos e serviços do Nubank.

Seguiremos com nossos BDRs listados na B3, a bolsa brasileira, e com ações negociadas na NYSE, bolsa de Nova York, onde o Nubank segue como companhia aberta. Os BDRs do Nu apenas vão mudar de nível 3 para nível 1.[…]

Pode ficar tranquilo que nada muda para os clientes. Pelo contrário, o Nubank segue crescendo, com um modelo de negócios eficiente e lucro nas operações no Brasil. […]

Em resumo: a história que diz que o Nubank faliu, está deixando as operações no Brasil e o aplicativo da empresa saiu definitivamente do ar é falsa! A história surgiu após a empresa anunciar uma mudança no programa de BDRs na Bolsa de Valores de São Paulo e uma instabilidade no aplicativo do Nubank. Na realidade, a mudança do programa de BDRs não altera nada para os clientes do Nubank, apenas para os acionistas. Já a instabilidade no aplicativo diz respeito a atualizações que foram sendo implementadas ao longo da semana. Segundo o Nubank, as operações serão restabelecidas de forma gradual. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: