Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Restaurante Famiglia Mancini faliu e vai fechar as portas por causa do lockdown #boato

Restaurante Famiglia Mancini faliu e vai fechar as portas por causa do lockdown #boato

Restaurante Famiglia Mancini faliu e vai fechar as portas por causa do lockdown, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa da pandemia e das medidas de isolamento, o tradicional restaurante Famiglia Mancini, de São Paulo, faliu e vai fechar as portas.

Desde o início da pandemia, a falsa dicotomia “saúde x economia” tem sido inserida em debates que consideram que as medidas de restrição contra a Covid-19 (frisa-se, essenciais para evitar a pandemia) não poderiam ser colocadas em prática para não quebrar a economia.

Para justificar esse pensamento, muitas pessoas compartilham, desde o ano passado, notícias (nem todas verdadeiras) sobre empresas que teriam falido por causa das medidas de restrição. A história de hoje aponta para o Famiglia Mancini, tradicional restaurante italiano localizado em São Paulo.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, o Famiglia Mancini teria falido e “fechado as portas” por causa da pandemia da Covid-19. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Famiglia Mancini, tradicional restaurante Paulista, fecha suas portas… Versão 2: Acabo de saber que um dos restaurantes mais charmosos de São Paulo, um dos mais conhecidos, o FAMIGLIA MANCINI, vai fechar as portas. É isso que esse assassino psicopata da calça atochada está fazendo com São Paulo.

Restaurante Famiglia Mancini faliu e vai fechar as portas por causa do lockdown?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para um monte de gente começar a bradar contra o isolamento social e contra o governador de São Paulo, João Doria. Porém, não é verdade que o restaurante Famiglia Mancini faliu e que vai fechar as portas (não no sentido que vocês estão pensando).

O histórico de mensagens que apontavam que empresas “fecharam por conta do isolamento social” (estranho que nunca é por causa da pandemia) já nos deixou alertas. Já desmentimos, por exemplo, mensagens que apontavam que o Makro, o restaurante Galeto’s e que o Bar Brahma teriam falido por causa das medidas de isolamento.

Assim como nos outros casos, a denúncia não surgiu de uma fonte oficial. A informação veio por meio de “mensagens soltas” em redes sociais (como o Twitter, Facebook e Instagram). Ao buscar pela informação no site e nas redes sociais da empresa, vimos justamente o contrário disso.

Como mostram publicações no Instagram da empresa, o Famiglia Mancini está funcionando. Apesar de não estar atendendo o público, a empresa ainda está com as portas abertas para a modalidade take off (para retirar no restaurante) e trabalhando com delivery. Em mensagem, a empresa prometeu abrir as portas quando o Plano São Paulo, de combate à pandemia, regredir para a fase laranja.

É fato que, como aponta essa matéria da Veja São Paulo, a situação do restaurante (assim como de outras empresas) não é confortável. O próprio dono do estabelecimento disse à revista que está com uma grande dívida, mas não pode fechar as portas e que acredita que, após a pandemia, vai voltar a trabalhar.

Resumindo: a história que aponta que o restaurante Famiglia Mancini fechou as portas e faliu é falsa. Apesar de ter sido atingido pela crise causada pela pandemia, o restaurante continua atendendo na modalidade delivery.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy