Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caminhoneiros estão indo de São Paulo a Brasília para destituir os três poderes #boato

Caminhoneiros estão indo de São Paulo a Brasília para destituir os três poderes #boato

Boato – Às vésperas da manifestação a favor de Bolsonaro, caminhoneiros estão “quebrando o pau em São Paulo” e indo para Brasília destituir os três poderes e começar a intervenção militar.

Desde 2013, quando as manifestações de rua ganharam mais força entre grupos mais “à direita” do espectro político, há sempre aquele “grupo mais exaltado” (normalmente do último trio elétrico) que pede “Intervenção Militar Já”. E, de acordo com um vídeo que circula na internet, até os caminhoneiros aderiram à causa.

A filmagem está sendo atribuída a uma movimentação para os protestos pró-Bolsonaro, marcados para o dia 26 de maio de 2019. As imagens mostram um local em São Paulo (próximo a uma das marginais) lotado de caminhões parados e com dois homens fazendo um discurso inflamado. Leia a transcrição do diálogo, a mensagem e assista ao vídeo:

Mensagem: O pau já está quebrando em São Paulo. Vamos mostrar que o povo é quem manda no Brasil e que os políticos só meros representante

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Diálogo 1: (pessoas que está filmando) Olha mãe. Olha seu filho aí na liderança. Para ou não para capital? Para ou não para? (interlocutor) Unatrans representando o caminhoneiro brasileiro, transportador rodoviário de carga. Aqui tem brio, aqui tem sangue. Parando São Paulo e parando o Brasil e indo para Brasília pra destituir os três poderes corruptos. Chega! Intervenção militar já. O povo está cansado de sustentar esses corruptos. Chega! Agora são eles que vão pedir emprego, são eles que vão procurar emprego. Aqui é patriota.

Caminhoneiros estão indo de São Paulo a Brasília para destituir os três poderes?

O vídeo e o tom inflamado das pessoas que o compartilharam deixaram muita gente animada (e outras tantas preocupadas). Mas será mesmo que a informação é relacionada aos protestos pró-Bolsonaro do dia 26 de maio? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Três motivos já nos fizeram ficar desconfiados da veracidade da “tal denúncia”. O primeiro deles está no tom da mensagem (que tem características como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis).

O segundo motivo está na pauta. Parece que tem gente tentando, de qualquer forma, atrelar os caminhoneiros aos protestos pró-governo. Nos últimos dias, essa é a terceira vez que desmentimos algo relacionado a respeito (as outras duas foram “anúncios” de greve em 29 de abril e 26 de maio).

O terceiro está na ausência de qualquer notícia atual que fale de uma mobilização com essa magnitude que as imagens mostram. Imagine só se São Paulo estivesse parada por causa dos caminhoneiros? Será que não viraria notícia (pergunta retórica)?

Desconfiados da veracidade e, principalmente, da atualidade do vídeo, buscamos pela sua origem. Não demorou para acharmos o vídeo original. Como imaginávamos, a filmagem era da época da greve de 2018. A primeira publicação foi em 23 de maio de 2018. Assista:

Resumindo: apesar de alguns grupos de caminhoneiros (que não são a maioria) estarem apoiando as manifestações pró-Bolsonaro, o vídeo que circula na internet e fala de intervenção militar é de 2018 e não é atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: