Ministério da Educação anuncia fim de concursos públicos para professores #boato

Boato – O Ministério da Educação acabou de anunciar o fim dos concursos públicos para professores a partir de 2019. Mais detalhes estão em uma matéria do G1.

Em 2018, um tipo de pegadinha se espalhou muito na internet: a que dava uma notícia “bomba”, deixava um link de um grande portal ao final dela e, depois, um link de imagem que se revela uma pegadinha.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

De “morte de Bolsonaro” à “perda de pontos do Palmeiras no Brasileirão” passando por anulação das eleições, muita gente utilizou a tal pegadinha. Hoje, o “modus operandi” vem junto com uma mensagem que atinge os professores.

De acordo com mensagens que começaram a circular por Facebook e WhatsApp, o Ministério da Educação anunciou que, a partir de 2019, os concursos públicos para professores estariam cancelados em todo o Brasil. Leia a mensagem que circula online:

Ministério da Educação anuncia o fim de concurso público para professores a partir de 2019, “Professor tem q ser contratado após análise de currículos” diz ministro. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Ministério da Educação anunciou o fim de concursos públicos para professores?

Muita gente começou a espalhar a história e, claro, aproveitou para dar aquele “espetada” no futuro governo, de Bolsonaro. Mas será mesmo que essa história de Ministério da Educação cancelar concursos públicos é real? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo.

Vamos falar primeiro das possibilidades do fim de concursos públicos para professores. É fato que o próximo governo tem anunciado que pretende diminuir o “tamanho do Estado” e que os governos estaduais (que estão, em via de regra, muito endividados) também terão que continuar cortando gastos. Porém, não há nenhum indício até o momento que isso deva atingir os professores. Muito menos que concursos públicos serão “encerrados”.

Ao buscar sobre notícias sobre concursos públicos para professores em 2019, vimos exatamente o contrário disso. Nessa matéria da Folha Dirigida (jornal voltado a concursos públicos) há algumas dezenas de concursos previstos para 2019 em nível federal, estadual e municipal.

Mas de onde saiu a mensagem no WhatsApp? Simples, de mais uma brincadeira usando a metodologia citada no início desse texto. Ao procurar pela notícia que fala do fim de concursos públicos no G1, nada encontramos. Ao clicar na imagem, descobrimos o nosso tradicional “Tiririca” falando “É mentira, abestado”.

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

Resumindo: a mensagem que circula online e aponta que o próximo governo vai acabar com os concursos públicos para professores em 2019 é falsa. Trata-se de mais um das pegadinhas que usam a foto de Tiririca e enganam muitos “abestados”.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)