Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mackenzie criou vídeo sobre “tragédia silenciosa entre pais e filhos” #boato

Mackenzie criou vídeo sobre “tragédia silenciosa entre pais e filhos” #boato

Mackenzie fez vídeo “tragédia silenciosa entre pais e filhos”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Mackenzie criou um vídeo em que fala da tragédia silenciosa entre pais e filhos e distribuiu para todo mundo.

O dia 20 de abril passou, (conforme já havíamos adiantado) não houve combinação de ataques em massa nas escolas e ações individuais que poderiam ser influenciadas por mensagens de ódio e boatos foram repelidas por autoridades policiais. Mesmo assim, histórias sobre “pais e filhos” ainda estão circulando online.

A última aponta para um vídeo que teria sido criado pela escola Mackenzie com o tema “Há uma tragédia silenciosa em nossas casas”. No vídeo, são citados supostos dados sobre doenças mentais e uma lista de dicas para pais. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Boa tarde! Vídeo enviado pela direção do Mackenzie aos pais de alunos. Versão 2: Video encaminhando pela direção do Mackenzie para todos os pais de seus alunos!! Ótima reflexão! Versão 3: Esse vídeo foi enviado para os Pais de alunos do Mackenzie Peço por gentileza que você separe um tempinho do seu dia para assistir com atenção e reflexão

Mackenzie criou vídeo sobre “tragédia silenciosa entre pais e filhos”?

Não estamos aqui para discutir a questão do teor do texto (apenas vamos comentar que se houvesse receita pronta para criar os filhos, seria tudo mais fácil). Mas vamos nos ater em um fato: o autor do vídeo não é o colégio Mackenzie.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Não é de hoje que conteúdos acabam ganhando uma autoria para viralizar na internet. Os exemplos são muitos. Só para citar alguns: há histórias envolvendo Augusto Cury, Alexandre Garcia, Shakespeare e Miguel Falabella.

No caso do texto de hoje, descobrimos que, na realidade, o vídeo que está circulando tem a marca d’água de outra escola: a GGE. Se o Mackenzie resolveu passar o conteúdo, não foi o criador.

Ao buscar pelo conteúdo no site da escola, descobrimos que o texto é atribuído ao médico psiquiatra “Luís Rajos Marcos”. Buscamos mais um pouco e descobrimos artigos em espanhol falando de Luis Rojas Marcos como o autor. A primeira referência é de 2017.

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet não é do colégio Mackenzie (é de outra escola). Já o texto que deu origem ao vídeo que fala da relação entre pais e filhos é de um médico psiquiatra espanhol. Ou seja: aparentemente, a escola não parece ter relação com a criação deste conteúdo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm