Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Miguel Falabella grava áudio sobre dia de posse após vitória do PT sobre Bolsonaro #boato

Miguel Falabella grava áudio sobre dia de posse após vitória do PT sobre Bolsonaro #boato

Miguel Falabella grava áudio sobre dia de posse após vitória do PT sobre Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Miguel Falabella gravou um áudio de nome “exercício do pesadelo” em que fala sobre como seria a posse de Haddad na vitória do PT sobre Jair Bolsonaro.

E lá vamos nós com mais uma história de 2018 que voltou a circular na internet (isso nos leva a crer que está faltando criatividade em quem compartilha fake news). A mais nova aponta que uma suposta fala do ator Miguel Falabella.

No áudio, intitulado “exercício do pesadelo”, Miguel Falabella teria falado como seria a posse de Fernando Haddad no caso de uma derrota de Bolsonaro em 2018. No arquivo, ele fala como todos os líderes de esquerda participariam do evento. Leia a transcrição do arquivo e escute o áudio:

Transcrição: Imagine-se no primeiro dia de janeiro de 2019. Neste macabro dia, você está assistindo atônito pela TV de sua casa a posse do Haddad como novo presidente do Brasil. Neste exato momento você percebe que, no mesmo palanque estão: Dilma Rousseff, José Dirceu, Lindenberg, Gleisi, Boulos, Stedile, FHC, Ciro, Marina, entre outros, além de personalidades internacionais como o Maduro e Evo Morales. Abalado, você ouve a primeira declaração do novo presidente, enaltecendo o herói ,Lula, e proclamando sua liberdade e sem sentir o mínimo de vergonha, declara o detento como o novo e verdadeiro presidente do país.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Em rápidos e constantes flashes são noticiadas as festas espalhadas pelo Brasil por pessoas com suas camisetas e bandeiras vermelhas que sorriem e debocham dos vencidos opositores. Feministas dançam nuas pelas ruas com os dizeres “Lula Livre” pintado em seus corpos. A comunidade LGBT e sindicalistas levam carros de som para as ruas e orquestram um tipo de “parada” fora de época.

Com tristeza você relembra de todos os manifestos que participou contra os mandos do governo petista, contra a perpetuação da miséria, contra o aparelhamento total do estado e contra a corrupção. Não se conformando com a volta do poder para as mãos dos grandes compadres do petismo, você, o ISENTÃO ou aquele que, mesmo avisado, votou no AMOEDO , no ALVARO, vai sentir o arrependimento da sua INÉRCIA ou do DESPERDÍCIO do seu voto. Porém, agoraNADAmais pode ser feito! Um viva a república socialista do Brasil. Estão avisados!

Miguel Falabella grava áudio sobre dia de posse após vitória do PT sobre Bolsonaro?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet. Só que, além de a história ser falsa e ter sido desmentida em 2018 pelo Boatos.org, ela nada mais era do que uma nova versão de um fake igual envolvendo o nome do ator Nelson Freitas. Como o desmentido de outrora (apesar das intenções diferentes em 2022) vale para hoje, relembre o que foi escrito:

O primeiro motivo é muito simples. O mesmo áudio do “pesadelo” já foi utilizado em outros dois boatos: um que atribuía a autoria ao ator Nelson Freitas e outro que atribuía a autoria ao jornalista Pedro Bial. Ou seja, o áudio é “figurinha carimbada em fake news”.

O segundo é mais óbvio ainda. A voz não se parece nada com a voz de Miguel Falabella. É incrível como esses boatos vão “ladeira abaixo” a cada nova versão. Dentre as “três autorias” a voz de Falabella é a menos parecida com a da gravação.

Só para confirmar, fomos verificar se o ator falou algo a respeito das eleições. Como era de se imaginar, ele não só não falou nada sobre o “exercício do pesadelo” como também não se posicionou nestas eleições.

Para terminar, o de sempre: a mensagem segue o roteiro básico das fake news. É vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Só por isso, a matéria não deveria ser compartilhada.

Resumindo: a história que aponta que Miguel Falabella gravou um áudio sobre a posse do PT após uma hipotética vitória de Fernando Haddad sobre Bolsonaro é falsa. Trata-se de um boato desmentido lá em 2018 que voltou a circular agora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso