Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jovem tenta realizar massacre em escola da Bahia em 2023 e apanha de alunos #boato

Jovem tenta realizar massacre em escola da Bahia em 2023 e apanha de alunos #boato

Jovem tenta realizar massacre em escola da Bahia em 2023 e apanha de alunos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra jovem fugindo após tentar atacar escola, não conseguir e ser espancado por alunos do próprio colégio.

Nas últimas semanas, dois ataques em escolas chocaram o país e acenderam um sinal de alerta, não só em relação à segurança nas escolas, mas principalmente sobre discursos de ódio e sobre a exposição de jovens a esse tipo de conteúdo na internet.

E se não bastasse a maneira leviana como o assunto foi tratado em alguns veículos de comunicação, trazendo consequências à sociedade, ainda tivemos que lidar com um número absurdo de desinformação sobre todo o contexto.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, um jovem teria apanhado dos próprios alunos de uma escola, após tentar promover um ataque no local. Segundo as imagens que acompanham a história, o adolescente teria fugido correndo e saltando pelas escadas. Confira:

Versão 1: “TENTOU FAZER M4SS4CR3 NA ESCOLA DA BAHIA, E OS ALUNOS P4RTIR4M PR4 C1M4”. Versão 2: “cara foi fazer massacre na bahia KKKKKKKKKKKKKKKKKKK”. Versão 3: “Moleque Tentou fazer um massacre numa escola na Bahia foi espancado. Tinha que ser Bahiano”.

Jovem tenta realizar massacre em escola da Bahia em 2023 e apanha de alunos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Tik Tok e reacendeu a preocupação de pais, alunos e funcionários de escolas. Entretanto, é preciso ressaltar que a história não é verdadeira e a explicação fica por conta da origem da vídeo

A história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago (não fala o nome da cidade onde o caso teria ocorrido e tampouco o nome da escola), extremamente alarmista, não cita fontes confiáveis e não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, desde que o último ataque em escolas ocorreu no Brasil, a internet foi inundada por histórias falsas sobre supostos novos crimes e desinformação sobre os casos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que grupos estariam organizando ataques em massa nas escolas no dia 20 de abril. Também a que indicava que os ataques em escolas seriam um sacrifício em ritual satânico a favor de Lula e, por fim, a que apontava que o ataque na creche de Blumenau teria sido motivado por um jogo online.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o vídeo que acompanha a história de hoje e descobrimos que as imagens não têm nada a ver com a suposta história. O vídeo sequer é recente. Ele foi gravado no dia 29 de de agosto de 2018. Na oportunidade, um jovem invadiu o Colégio Estadual Manoel Devoto pelo teto. Após entrar na escola, ele arremessou cadeiras contra os alunos e quebrou móveis. Na ocasião, o jovem foi detido pela polícia e, posteriormente, a família do homem comprovou que ele sofre de transtornos mentais e não estava consciente quando realizou a ação.

Em resumo: a história que diz que um jovem tentou realizar um ataque em um escola na Bahia, em 2023, e apanhou dos alunos é falsa! O vídeo usado como prova não é recente, foi retirado de contexto e não tem nada a ver com a publicação. Na verdade, as imagens foram gravadas no dia 29 de agosto de 2018. Na ocasião, um jovem entrou no Colégio Estadual Manoel Devoto pelo teto, arremessou e quebrou cadeiras da instituição. Após ser detido, a família do jovem confirmou à polícia que ele sofre de transtornos mentais e estava em um quadro de surto. Ou seja, as imagens não são de 2023 e não têm nada a ver com um massacre.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: