Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem que matou crianças em creche de Blumenau é eleitor de Lula e “fez o L” #boato

Homem que matou crianças em creche de Blumenau é eleitor de Lula e “fez o L” #boato

Homem que matou crianças em creche de Blumenau é eleitor de Lula e “fez o L”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O homem que realizou um ataque em uma creche de Blumenau é um petista eleitor de Lula. Ele foi flagrado “fazendo o L” em uma foto.

Por mais que a mídia tenha tentado ocultar informações sobre o homem que atacou uma creche em Blumenau (decisão acertada, por sinal), as redes sociais estão espalhando informações a torto e a direito sobre esta pessoa. Muitas delas falsas.

Uma delas aponta que o assassino seria um petista eleitor de Lula. Mais do que isso, uma foto mostrava ele “fazendo o L” “Este foi o monstro assisino das crianças de sc” e “No face do assassino do machado tem foto dele com camiseta vermelho fazendo L”, dizem algumas mensagens que circulam junto a foto.

Homem que matou crianças em creche de Blumenau é eleitor de Lula e “fez o L”?

Principalmente entre pessoas que não nutrem simpatia por Lula, a história se espalhou com todas as forças. Só que não só a tese de que o sujeito era um “eleitor de Lula” é falsa como também a prova apresentada foi fraudada.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem, o histórico, uma busca pelo assunto e uma olhada na imagem revelam a farsa. Para começar, a mensagem e o histórico deste tipo de fake news já nos deixam desconfiados da veracidade da informação.

Os textos, como de uma “boa fake news”, são vagos, alarmistas, têm erros de português (mesmo sendo curtíssimos) e não citam qualquer fonte confiável que comprove a informação apresentada.

Além disso, a fake news do tipo “fulano de tal que cometeu um crime era eleitor de x” é mais do que manjada na internet. Já desmentimos histórias de “ativismo” sobre o médico anestesista que estuprou pacientes, sobre o procurador que agrediu uma colega e sobre o atirador de Suzano.

Ao buscar informações sobre o homem que realizou o ataque em Blumenau, não achamos nenhuma informação relevante sobre partidarismo sobre o sujeito. E aí chegamos ao elemento final: a foto.

Ao buscar sobre a suposta imagem do homem “fazendo o L”, descobrimos o que desconfiávamos: trata-se de uma montagem. A foto original foi tirada em Sergipe durante as eleições do ano passado. E, pasmem, não havia o rosto do assassino de Blumenau na foto original.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o assassino de Blumenau tirou uma foto “fazendo o L” durante um comício. Ele não é um eleitor de Lula e a imagem em questão é montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: