Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Procurador Demétrius tinha frases a favor de Lula e Bolsonaro em perfil do Instagram #boato

Procurador Demétrius tinha frases a favor de Lula e Bolsonaro em perfil do Instagram #boato

Procurador Demétrius tinha frases a favor de Lula e Bolsonaro em perfil do Instagram, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Procurador Demétrius Oliveira de Macedo publicou frases de apoio para Lula e Bolsonaro em seus perfis nas redes sociais.

Nas últimas semanas, uma agressão dentro da Prefeitura de Registro (SP) comoveu muitas pessoas. Na oportunidade, a procuradora-geral do município, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, foi brutalmente agredida por um colega de trabalho.

Em um vídeo, gravado durante a agressão, o também procurador Demétrius Oliveira de Macedo aparece atacando Gabriela com socos e chutes, enquanto a procuradora-geral está caída no chão. Colegas de trabalho tentaram interferir para interromper a agressão, mas Demétrius agiu de forma violenta. Ele acabou preso no dia 23 de junho de 2022.

Após o caso, o nome do procurador de Registro (SP) ganhou as redes sociais. E de acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, Demétrius Oliveira Macedo teria mantido frases a favor de Lula e Bolsonaro em seus perfis nas redes sociais. Em algumas versões, a publicação aponta que as supostas manifestações de Demétrius são a favor de Lula. Já em outras, a publicação aponta que Demétrius teria apoiado Bolsonaro. Confira:

Versão 1: “Nunca falha: Demetrius oliveira de macedo. Procurador de justiça. Registro-SP. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”. Versão 2: “Demétrius Macedo de Oliveira. Procurador Municipal. Registro-SP. Lula Presidente #FORABOLSONAROGENOCIDA”. Versão 3: “Estão dizendo que o Procurador do Município de Registro/SP que agrediu uma colega de trabalho (sua chefe) é BOLSONARISTA. É MENTIRA! TAÍ O PERFIL DELE NO FACEBOOK. O cara é petista e Lulista. Tá explicado”.

Procurador Demétrius tinha frases a favor de Lula e Bolsonaro em perfil do Instagram?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e exaltou os ânimos tanto de lulistas como de bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e dos erros nos perfis usados como prova.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, sempre que um crime acontece, especialmente em períodos eleitorais, histórias falsas ligando as pessoas envolvidas nos casos com partidos políticos começam a pipocar na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lázaro Barbosa teria aparecido em uma foto com o ex-presidente Lula e seria filiado ao PT. Também a que indicava que Élcio de Queiroz, assassino de Marielle, teria sido flagrado com camisa de Lula em foto e, por fim, a que apontava que o autor do ataque em creche, em Saudades (SC), teria foto de Che Guevara e #forabolsonaro no Instagram.

Resolvemos, então, começar pelo óbvio: a pesquisa dos perfis citados na história. Ao procurar pelo nome do procurador nas redes sociais, descobrimos um perfil no Facebook e alguns outros no Instagram. Todos os perfis são privados.

E como já é de praxe, após a ocorrência de crimes de grande visibilidade, pessoas se organizam para criar perfis falsos dos responsáveis pelos atos. Ao analisar os perfis citados pela história, percebemos alguns erros.

O perfil “bolsonarista” mostra o cargo de Demétrius como “procurador de Justiça”. Na realidade, ele é procurador do município de Registro (SP)”. Existem diferenças entre os dois cargos (que não são a mesma coisa).

O cargo de procurador da Justiça é referente aos Ministérios Públicos Estaduais. Os procuradores de Justiça trabalham junto aos Tribunais de Justiça Estaduais e em segunda instância. Sua função é defender os interesses da sociedade em diversas áreas de interesse. Já o procurador do município trabalha como advogado do município nas causas onde for nomeado.

O perfil “petista” sequer apresenta a url do perfil. Ao pesquisar pelo perfil no Instagram, descobrimos que a url do perfil apresenta outro nome: “Gabriel Salomão”. Se isso não bastasse, até o momento, não é possível saber o posicionamento político de Demétrius. Entretanto, até onde vimos, ele não tinha nenhuma manifestação pública e explícita nas redes sociais.

Em resumo: a história que diz que o procurador Demétrius teria publicado frases de apoio a Lula e Bolsonaro em suas redes sociais é falsa! Ao acessar os perfis usados como prova, pudemos perceber que eles apresentam erros. O perfil “bolsonarista” mostra a profissão como “procurador da Justiça”, que é bastante diferente de um “procurador do município”. Já o perfil “petista” apresenta outro nome na url do perfil. Por fim, até o momento, não encontramos nenhuma manifestação política de Demétrius na internet ou na vida real. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso