Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Greve dos caminhoneiros de julho de 2023 já começou e vai parar o Brasil #boato

Greve dos caminhoneiros de julho de 2023 já começou e vai parar o Brasil #boato

Greve dos caminhoneiros de julho de 2023 já começou e vai parar o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A greve do caminhoneiros programada para o mês de julho de 2023 já começou e vai parar o Brasil. A motivação ocorre por conta do governo Lula.

Não é de hoje que, em algum momento do ano, surgem boatos que apontam para “greve de caminhoneiros” por motivos políticos. A mais nova história aponta para algo que iria ocorrer agora, em julho de 2023.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, uma greve já teria começado em alguns locais e iria parar o Brasil. Junto a muitas das postagens, há o anúncio de que ela está ligada a uma manifestação contra Lula em 9 de julho de 2023. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: SANTA CATARINA COMEÇOU OLÁ PESSOAL TÁ COMEÇANDO A GREVE DOS CAMINHONEIROS HEIN SE PREPARA DESSA VEZ TEM O APOIO DA POLÍCIA FEDERAL

Versão 2: Aviso dos caminhoneiros para geral, bora pra Marcha da Família Hoje ria 07/07/2023, para quem acha que não vai ter greve…. Marcha da família 09-07-2023 em todas as cidades do Brasil… Patria Amada Brasil!

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: É falso que Bolsonaro recebeu doações em Pix de 88 milhões de pessoas

Vídeo: Circula na web falso diálogo de médicos de Faustão

Vimos a história circulando em mensagens soltas em redes sociais como, por exemplo, no Twitter e no YouTube. O conteúdo era, normalmente, ligado a pautas contrárias a Lula. Em alguns casos, há uma citação a fontes confiáveis: artigos de notícias que falam da insatisfação de um sindicato de tanqueiros (motoristas de caminhões-tanque) de Minas Gerais contra uma decisão do STF contra regras para caminhoneiros.

Não é de hoje que ameaças de greves que não se concretizam ganham espaço em fake news na internet. Já desmentimos fake news sobre o assunto em novembro de 2022, outubro de 2022, setembro de 2021, junho deste ano e tantas outras vezes.

As questões que serão respondidas na nossa parte de checagem são as seguintes: 1) Haverá uma greve de caminhoneiros que irá parar o Brasil? 2) O que podemos falar da situação do sindicato de Minas Gerais? 3) Há motivação política no movimento de caminhoneiros?

Haverá uma greve de caminhoneiros que irá parar o Brasil?

Mais uma vez, estamos aqui para apontar que a resposta é não. Conforme já falamos outras vezes (e estávamos certos), é improvável que tenhamos nos próximos dias qualquer tipo de greve geral dos caminhoneiros (como, por exemplo, a de 2018). Não há movimentação suficiente para isso.

O que podemos falar da situação do sindicato de Minas Gerais?

Há notícias que falam que um sindicato de donos de algumas empresas de frete está insatisfeito com a decisão do STF (principalmente com o ponto que torna obrigatório o intervalo de descanso de 11 horas seguidas). Porém, se trata de um grupo muito pequeno para falarmos em manifestação que vai “parar o Brasil”. Não vimos qualquer movimentação entre, por exemplo, grupos de caminhoneiros autônomos sobre “greve” ou “paralisação”.

Há motivação política no movimento de caminhoneiros?

A única movimentação política é das pessoas que estão espalhando a fake news. O grupo de Minas Gerais reivindica algo relacionado à classe e não há adesão de nenhum grupo de caminhoneiros a manifestações “patriotas” (que são mais do mesmo de cunho golpista) organizadas para julho deste ano.

Resumindo: não é verdade que haverá uma greve dos caminhoneiros no Brasil que vai ocorrer em julho de 2023 e parar o Brasil. O movimento de insatisfação em Minas Gerais é de um grupo pequeno e não há qualquer relação entre manifestações golpistas e movimentos de classe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link