Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Frio intenso vai chegar ao Brasil e temperatura será de -10 Cº em fevereiro de 2023 #boato

Frio intenso vai chegar ao Brasil e temperatura será de -10 Cº em fevereiro de 2023 #boato

Frio intenso vai chegar ao Brasil e temperatura será de -10 Cº em fevereiro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que frente de frio intenso está chegando ao Brasil e que temperaturas vão chegar a -10 Cº em fevereiro no país.

Ainda estamos no verão, mas fenômenos climáticos como das chuvas em São Paulo têm feito com que muita gente olhe para a previsão do tempo. E, de acordo com um vídeo que está circulando na internet, as previsões não são nada animadoras.

Um vídeo de um apresentador de um programa de TV falando sobre uma previsão de frio intenso está sendo acompanhado por mensagens que apontam que as temperaturas no Brasil poderiam chegar ao -10 Cº. Leia o texto e a transcrição do vídeo:

Versão 1: Atenção Brasil -10 Cº Temperatura de Chicago no inverno, ou seja vai nevar no Brasil. 20/02/2023  Versão 2: frio intenso em fevereiro Versão 3: Minha GENTE !!!!!!!!! Não me lembro de frio tão intenso como estão prevendo!!!!!!!!! Versão 4: Previsão de frio intenso na serra.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: “Semana que vem vai ser feia a coisa. O governo canadense e o governo americano mandaram alertas de que a concentração de frio e a densidade pode atingir 850 hectopascais. Sabe o que isso quer dizer? Que a temperatura pode ficar abaixo dos -10ºC nos estados do sul do país. E nos pontos mais altos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pode ultrapassar a marca dos -15ºC.

O alerta foi para que o poder público brasileiro, particularmente desses estados, que não está preparado para frios com essa intensidade preparem equipes de salvamento, montem infraestrutura. Por exemplo, o Morro da Igreja, em Santa Catarina, que é considerado o lugar mais frio do Brasil, temperatura pode ultrapassar a marca dos -15ºC. Isso é temperatura de Chicago nos inverno. É na semana que vem. É uma temperatura que queima a pele, congela. E como nós não estamos habituados aqui no Brasil, as pessoas precisam tomar cuidado, porque esse frio ele congela as extensões do corpo e você não sente. Você deixa de sentir as sensações do corpo e quando você se dá conta, gangrenou. Muita gente perde dedos dos pés, das mãos, não sente e nós não estamos habituados a isso. Então, gente, vamos se preparar.

A previsão para Porto Alegre é temperaturas abaixo de 0, mas na serra a coisa vai ser muito grave. Vamos ficar atentos! Esse é outro alerta que a Metsul tá dando também e que veio lá das autoridades canadenses e americanas. Normalmente, nós temos frios intensos aqui que duram, no máximo, 72 horas. Dessa vez, vai durar mais. O frio vai atingir o Uruguai, a Argentina, vai atingir o oeste da Argentina, ou melhor, o leste da Argentina, o norte do Uruguai e o Brasil, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, o sul do Mato Grosso e parte de São Paulo vão ser atingidos. O epicentro, e é aí que eu me assusto, o epicentro será o Rio Grande do Sul”.

Frio intenso vai chegar ao Brasil e temperatura será de -10 Cº em fevereiro de 2023?

Agora, em fevereiro de 2023, a história se espalhou muito em redes sociais. O que muitas das pessoas que compartilharam o causo por aí não sabiam é que, além de o vídeo ser antigo, ele é de uma fake news que já desmentimos aqui no ano passado. Relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Não é de hoje que fake news sobre o clima causam confusão na internet e deixam muitas pessoas em alerta. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a pior onda de frio dos últimos 100 anos chegará ao Brasil. Também a que indicava que a pior onda de frio desde 1955 está prevista para os próximos dias e, por fim, a que apontava que um alerta de frio extremo foi emitido no país e as temperaturas devem ser as mais baixas dos últimos 50 anos.

Ao analisar a história de hoje, percebemos que ela utiliza diversas informações falsas que já foram desmentidas em outra fake news por aqui. Na oportunidade, diversas pessoas compartilharam a história de um frio intenso que atingiria o Brasil e seria o pior dos últimos 100 anos.

Bem, a explicação de hoje não fica muito distante da explicação que demos no outro desmentido. Além da mensagem apresentar as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis, também não encontramos nenhuma informação sobre o assunto.

Se isso não bastasse, a Metsul, citada pela história, informou sobre uma previsão de temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. Entretanto, a previsão não mostra temperaturas negativas. Além disso, a Metsul também destacou que o frio deve chegar à região sudeste para amenizar o calor, trazendo chuva. Mas nada perto da marca de -10ºC.

Por fim, o vídeo que acompanha a história não é novo. As imagens circularam em julho de 2021 e fazem parte de um episódio de um programa de TV no Rio Grande do Sul. Desde então, tem sido usado para alertar a população sobre ondas de frio falsas.

Só para constar, não há qualquer previsão de que haja um frio intenso como o descrito para os próximos dias na região Sul do Brasil. Ao contrário, as temperaturas em Porto Alegre não vão chegar sequer perto dos 10 Cº (o que dirá -10 Cº)

Resumindo: é falsa a história que aponta que um frio intenso vai ocorrer no Sul no Brasil e que as temperaturas vão chegar a -10 Cº. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso