Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exército Brasileiro apreende motor de veículo de ONG com barras de ouro na Amazônia #boato

Exército Brasileiro apreende motor de veículo de ONG com barras de ouro na Amazônia #boato

Exército Brasileiro apreende motor de veículo de ONG com barras de ouro na Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o Exército Brasileiro na Amazônia apreendeu um motor cheio de barras de ouro. Carro era de uma ONG na região.

Uma das teses falsas repetidas por quem não nutre lá muito zelo pela Amazônia é de que a região tem um terreno fértil a ser explorado por garimpeiros e que, na realidade, as ONGs querem é roubar essas riquezas. Em muitos casos, a tese é, inclusive, balizada por informações falsas.

A última que está circulando por aí aponta que o Exército Brasileiro aprendeu um carro de uma ONG na Amazônia. Detalhe: o vídeo que acompanha a publicação mostra o motor do veículo abarrotado de placas e barras de ouro. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo em questão:

Versão 1: O Exército Brasileiro na Amazônia apreende motor de veículo de ONG abarrotado da barras de ouro! Esse é um dos motivos de ter tantas ONGS na Amazônia!!! Mais uma obra do nosso PRESIDENTE BOLSONARO!!! Acabando com as TETAS #BolsonaroAte2026 Versão 2: O Exército Brasileiro na Amazônia abrindo um motor das ONG, recheado de barras de ouro. Porque tantas ongs na Amazônia? #BolsonaroTemRazão #BolsonaroReeleito2022 Versão 3: Exército Brasileiro na Amazônia abrindo um motor de ong. O Exército Brasileiro na Amazônia abrindo um motor das ONGs,… porque tantas ongs na Amazônia.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Exército Brasileiro apreende motor de veículo de ONG com barras de ouro na Amazônia?

Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças na internet junto com hashtags favoráveis a Bolsonaro. Só há um “detalhezinho”: não é verdade que o vídeo mostra um “carro de ONG”, a apreensão não foi feita pelo Exército e o caso não ocorreu na Amazônia.

Antes de apontar para o conteúdo, precisamos destacar alguns pontos. Um deles é o histórico deste tipo de fake news. Não é de hoje que desmentimos, aqui no Boatos.org, informações falsas sobre “apreensões de riquezas da Amazônia com ONGs”. Já desmentimos informações falsas sobre apreensão de madeira, pedras preciosas, diamantes e, assim como hoje, ouro (é possível ver aqui e aqui).

Assim como nos outros casos, a legenda do vídeo (que tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) está errada. Para chegarmos à verdade, bastou fazer uma busca sobre o vídeo.

A apreensão ocorreu, na realidade, em Goiás. No último dia 18 de fevereiro, a Polícia Militar de Goiás (e não o Exército) apreendeu R$ 4 milhões em barras de ouro escondidos em um motor de um carro de um advogado (e não um integrante de uma ONG) na cidade de Montes Claros (que não fica na Amazônia). Essa matéria tem o vídeo do flagrante.

Resumindo: a informação que aponta que o Exército apreendeu barras de ouro em um motor de um carro de uma ONG na Amazônia é falsa. Na realidade, o vídeo em questão é de Goiás e não tem nenhuma relação com ONGs, PF, Amazônia e mesmo Bolsonaro “ter razão”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: