Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Esposa de Marcola acaba de ser assassinada em queima de arquivo #boato

Esposa de Marcola acaba de ser assassinada em queima de arquivo #boato

Esposa de Marcola acaba de ser assassinada em queima de arquivo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que esposa do traficante Marcola acabou de ser assassinada em uma ação de queima de arquivo.

Não é de hoje que a relação crime organizado e política tem gerado diversas fake news na internet. Desde as eleições do ano passado, por exemplo, o nome do traficante Marcola, um dos líderes do PCC, tem sido utilizado em informações falsas em redes sociais.

A mais nova história aponta para um vídeo no qual uma mulher é executada dentro de um estabelecimento comercial (uma padaria) por um homem encapuzado. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que a pessoa seria a esposa de Marcola.

“A esposa de Marcola acaba de ser  assassinada. queima de arquivo”, diz uma das mensagens que circulam online. “NÃO SEI SE É REALMENTE… Esposa do traficante Marcola acaba de ser executada agora pouco no Rio de Janeiro, o bagulho vai ficar doido, aguardar p/ver”, aponta outra. “ÚLTIMO MOMENTO DA MULHER DE MARCOLA E A SOGRA”, diz uma terceira.

Confira o desmentido em vídeo:

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A história circulou por todas as principais redes sociais (como Twitter, TikTok, Kwai, Instagram e Facebook) e também pelo WhatsApp. O texto que acompanha o vídeo tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista (muito, por sinal), os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que atestem a informação.

Outro ponto que percebemos está relacionado ao amplo histórico de fake news relacionadas a Marcola. Já desmentimos que ele havia sido assassinado na prisão e que havia recebido uma carta de agradecimento de Lula. Sobre a esposa, já desmentimos que ela assumiria o Ministério da Segurança Pública.

Ao analisar o conteúdo, temos três perguntas elementares. 1) A esposa de Marcola foi assassinada recentemente? 2) Há algum fundo de verdade na história? 3) Qual é a origem do vídeo em questão?

A esposa de Marcola foi assassinada recentemente?

Não! A verdade surge com uma rápida busca em fontes confiáveis sobre o assunto. Não há nenhuma notícia sobre o assassinato da esposa do líder do PCC (o que poderia acarretar em muito sangue derramado na guerra das facções criminosas). O conteúdo brotou apenas em redes sociais. Mais do que isso: usa um vídeo que sequer tem relação com Marcola, sua esposa e o Brasil.

Qual é a origem do vídeo em questão?

A segunda questão é respondida também com uma busca na internet. Desta vez, a busca feita é pela origem do vídeo que viralizou no Brasil. De fato, ele mostra a morte de uma esposa de um traficante. Mas, no caso, a execução é de Erika Yulissa Bandy García. Ela era esposa do traficante Magdaleno Meza.

De acordo com o site La Prensa, de Honduras, o crime ocorreu na cidade de San Pedro Sula e oito homens participaram da ação. Dois seguranças dela também foram mortos. A mulher que estava com Erika não morreu.

Há algum fundo de verdade na história que fala da esposa de Marcola?

De início, não. A esposa dele atual, Cynthia Gigliola da Silva, está segura e bem. Mas há apenas um registro a se fazer. A antiga esposa de Marcola, Ana Maria Olivatto Herbas Camacho, foi morta em 2002 por membros do próprio PCC.

Resumindo: é falso que a esposa de Marcola foi morta e que um vídeo mostrou toda a ação em questão. O vídeo é de Honduras e não há qualquer registro de ataques contra a esposa do líder do PCC.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm