Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão #boato

Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão #boato

Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o ex-presidente Lula agradeceu Marcola, chefe da facção criminosa PCC, durante discurso após sair da prisão. Isso não pode passar em branco!

Os desdobramentos após a decisão do STF sobre o fim da prisão em segunda instância e a consequente soltura do ex-presidente Lula ainda estão repercutindo na internet e, é claro, gerado várias notícias falsas.

Recentemente, um vídeo começou a circular nas redes sociais em que, supostamente, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradecendo Marcola, chefe da facção criminosa PCC, em discurso após sair da prisão.

A publicação, que está sendo compartilhada principalmente no Facebook, tem gerado burburinho entre os internautas, especialmente os mais aborrecidos com a soltura de Lula. Veja o texto original da postagem e o vídeo com o suposto discurso do ex-presidente agradecendo Marcola:

Nunca tive dúvidas do envolvimento do PCC com os Petralhas…..Hoje dia 9/11/19, vejam o LULA agradecendo ao companheiro MARCOLA chefe do PCC. O STF nos dá um tapa na cara, solta o maior corrupto que ainda faz um agradecimento ao maior traficante?? Isso NÃO pode passar em branco. Façam chegar ao Presidente.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão?

Obviamente, o vídeo viralizou e deixou muitos internautas revoltados com o possível envolvimento do ex-presidente com a facção criminosa. Mas será mesmo que Lula agradeceu Marcola em discurso após sair da prisão? A resposta é não! E nós te explicamos o porquê a partir de fatos.

O primeiro deles é que a mensagem da publicação que está rodando online segue a linha standard de mensagens que aparecem em boatos: é vaga (não dá mais detalhes de onde e quando foi gravado o tal vídeo), alarmista (tem o intuito de atrair a atenção e gerar burburinho), possui erros de português e, ainda, não cita fontes confiáveis.

Em segundo lugar, desde a soltura do ex-presidente Lula, surgiram vários outros vídeos que foram distorcidos para gerar fake news na internet. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos alguns deles, como o caso do vídeo falso de Dias Toffoli comemorando a soltura de Lula e decisão do STF, do vídeo que supostamente mostrou Lula sendo atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba e, ainda, das cenas dos presos comemorando a decisão do STF e soltura do ex-presidente.

Em todos esses casos, as imagens foram usadas fora do contexto para gerar boatos online. Além isso, ao buscarmos pelo vídeo, descobrimos que ele é real, mas o Marcola citado por Lula na ocasião não é o chefe do PCC. O site Estado de Minas publicou a íntegra do discurso do ex-presidente. Confira o trecho em que ele fala do tal Marcola:

“Quero cumprimentar o companheiro Marcola, que me subsidiava de material, de informações, e com quem eu também poderia dar um esporro de vez em quando”.

Analisando essa parte do discurso, seria estranho pensar que o Marcola mencionado seria o do PCC por dois motivos: o primeiro é que a função de “subsidiar de material e de informações” não se encaixa muito no perfil do Marcola do PCC (Marcos Camacho), e o segundo é que o Marcola do PCC está preso no DF e não poderia estar presente no local, já que Lula chama “o Marcola” até o palco ao cumprimentá-lo.

E, por fim, ao buscarmos pelo “Marcola do Lula”, descobrimos que é Marco Aurélio Santana Ribeiro, assessor do Instituto Lula, que assumiu o papel de “carteiro” ao entregar materiais para ler ou assistir ao ex-presidente durante a prisão. Daí, a fala de agradecimento de Lula no discurso sobre “subsidiar de material e de informações”.

Resumindo: O vídeo em que Lula aparece agradecendo o Marcola em discurso após sair da prisão não é o Marcola do PCC, mas sim, o seu assessor Marco Aurélio, o Marcola do Instituto Lula.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/33KpUO3