Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra barragem do Rio Tocantins que está prestes a se romper e alagar o Maranhão #boato

Vídeo mostra barragem do Rio Tocantins que está prestes a se romper e alagar o Maranhão #boato

Vídeo mostra barragem do Rio Tocantins que está prestes a se romper e alagar o Maranhão, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra barragem do Rio Tocantins. Ela está prestes a se romper e pode alagar a cidade de Imperatriz, no Maranhão.

As chuvas do início de 2021 estão gerando preocupação em relação a barragens. Acidentes causados em Minas Gerais deixaram até pessoas de fora do estado preocupadas. A prova disso é um suposto vídeo que está circulando na internet.

As imagens mostram as comportas de uma barragem sendo abertas. Mensagens que acompanham o vídeo apontam que o local seria o Rio Tocantins e que a barragem estaria ameaçando o estado do Maranhão (mais exatamente a região de Imperatriz). Leia alguns dos textos que circulam online:

Versão 1: Barragem no Rio Tocantins que fica no Estreito Maranhão corre risco de não suportar a cheia e alagar Imperatriz Que Deus os Protejam em Imperatriz -Ma Versão 2: Barragem no rio Tocantins que fica no estreito Maranhão corre perigo de não suportar a cheia e alagar imperatriz.

Vídeo mostra barragem do Rio Tocantins que está prestes a se romper e alagar o Maranhão?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou muito para o vídeo, que, de fato, mostra um grande volume de água, se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que sugerem as imagens, o vídeo não é recente e não tem qualquer relação com a região descrita.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos deixa muito desconfiados da veracidade da história. O texto em questão (assim como tantos outros boatos) tem características como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo é recente.

Não bastasse isso, não são poucas as vezes que vídeos falsamente atribuídos a barragens se espalharam na internet. Aqui no Boatos.org, já desmentimos histórias falsas relacionadas, por exemplo, a barragens no Pará, Minas Gerais e Paraná.

No último caso, inclusive, o vídeo utilizado para espalhar o fake era o mesmo de hoje. Na época (2019), explicamos a origem da filmagem (spoiler: não tem qualquer relação com o Rio Tocantins ou mesmo com Imperatriz, no Maranhão). Relembre:

O vídeo, de fato, mostra a Usina de Yacyretá, mas não durante as chuvas torrenciais no Paraguai nos últimos dias. Essa história, inclusive, começou a circular em espanhol, falando sobre a Usina Binacional de Yacyretá, mas foi desmentida por um site argentino.

Ou seja: o vídeo que está sendo descrito como do Rio Tocantins é, na realidade, antigo e foi feito no Paraguai. Só para completar, resolvemos buscar informações sobre supostas ameaças de estouro de barragens na região de Imperatriz.

Até há um alerta de possibilidade de cheia e alagamentos do rio em questão (é possível ver aqui e aqui). Porém, não há qualquer informação de rompimento de represas na região ou no Rio Tocantins.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um vídeo mostra o rompimento de uma barragem no Rio Tocantins. As imagens são, na realidade, do Paraguai e de uma filmagem antiga. Tudo não passa de mais um boato sobre o assunto que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso