Caio Coppolla escreve texto que justifica atos da Ditadura Militar “com 35 anos de atraso” #boato

Boato – Em texto, Caio Coppolla justifica atos cruéis da Ditadura Militar “com 35 anos de atraso” e questiona se pessoa entenderam os porquês.

O ano é 2022 e ainda existem pessoas que defendem os atos cruéis empregados por militares durante a Ditadura Militar no Brasil. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro seguem afirmando que o Exército seria a única solução para a situação do Brasil.

E é claro, alguns ainda seguem acampados em frente aos quartéis pedindo por intervenção militar, ou melhor, por um golpe militar. Em meio ao caos, uma história tem feito sucesso nas redes sociais.

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

De acordo com uma publicação, o comentarista Caio Coppolla teria escrito um texto onde justifica os atos da Ditadura Militar “com 35 anos de atraso”. Segundo a história, agora as pessoas entendem porque policiais batiam em jornalistas e prendiam professores de esquerda. Ainda segundo a publicação, o esquerdismo estaria se mascarando de democracia. Confira:

“Quem não quiser ler, delete, mas concordo com o que é dito! Texto Caio Coppola *NÃO DESPERDICE NENHUMA PALAVRA, POIS QUANDO TERMINAR DE LER, VOCÊ VAI ENTENDER E REPASSAR…* SERÁ QUE AGORA, COM 35 ANOS DE ATRASO, OS BRASILEIROS, ENTENDERAM, O QUE ACONTECEU EM SEU PRÓPRIO PAÍS? Entenderam porque Médice dissolveu o STF?  Entenderam porque o DOPS metia porrada em alguns “jornalistas”? Entenderam porque a FAB combateu os guerrilheiros do Araguaia?  Entenderam porque foi necessário o AI-5?  Entenderam porque o General Olímpio Mourão Filho chutou o João Goulart?  Entenderam porque MÉDICI alertou FIGUEIREDO sobre os esquerdistas no poder? (“Em 10 anos eles vão roubar até as prensas da Casa da Moeda…”).  Entenderam porque FIGUEIREDO disse que iríamos nos arrepender do fim do governo militar? e iríamos sentir saudades dele?  Entenderam porque a PF prendia os “professorzinhos comunistas”, que na faculdade idolatravam CHE GUEVARA? Entenderam porque a imprensa e a esquerda MENTIRAM por anos a fio, martelando nas nossas cabeças que o regime militar foi uma DITADURA? (A única ditadura no Brasil foi a de GETÚLIO VARGAS, mas eles corrompem até a história, para servir a seus propósitos). 

Entenderam porque TODOS OS PAÍSES EM QUE A ESQUERDA TOMA O PODER viram um lugar de fome, desgraça, miséria e genocídio?  “Entenderam porque pessoas normais e instruídas têm tanto nojo de esquerdistas?*  Entenderam porque não se deve ser “isentão”?  Entenderam porque não se negocia com a esquerda?  (A esquerda se combate com toda a FORÇA!).  Entenderam porque nos países mais prósperos e desenvolvidos do mundo a esquerda é ridicularizada?  Entenderam porque durante 60 anos os EUA gastaram tanto dinheiro fazendo guerras do outro lado do mundo, para barrar a tentativa da esquerda de dominar a humanidade?  Entenderam porque em 100 anos de governos de esquerda, mais de 150 milhões de pessoas foram assassinadas por esses fanáticos? Entenderam porque as pessoas FOGEM de países de esquerda, arriscando suas vidas e deixando tudo para trás? Entenderam porque a Alemanha Oriental teve que construir um muro para seus habitantes não fugirem de lá? (Assim como ocorre agora na Coreia do Norte). Entenderam porque os cubanos enfrentam os tubarões para fugir daquele inferno? Entenderam por que pilotos soviéticos roubavam seus caças MIG para cair fora daquele inferno?  Entenderam porque toda a África sujeita a regimes de esquerda vive numa horrível e permanente desgraça?  Entenderam porque, no Camboja, POL POT, líder comunista do KHMER VERMELHO, matou 100% da população instruída do país? 

Entenderam porque na China a “REVOLUÇÃO CULTURAL” de MAO TSE TUNG também matou TODA a população instruída? Entenderam porque o comunismo é o maior mal da história da humanidade? Entenderam porque quem não estiver contra a esquerda, estará ajudando seu pior inimigo ? Entenderam porque o “isentão”, o diplomático, o low profile, o moderado, acabam, sem perceber, dando força para o inimigo? Entenderam porque o esquerdismo, em suas inúmeras e disfarçadas vertentes (progressismo, integralismo, comunismo, socialismo, social democracia, bolivarianismo, globalismo, multiculturalismo, etc) é o pior mal da História? Entenderam porque não podemos medir esforços para EXTIRPAR essa desgraça? Ou então essa desgraça acaba com a família, o país, a soberania, a cultura, o patriotismo, a liberdade e a dignidade humana. Entendam de uma vez por todas que o esquerdismo do século XXI é mascarado de democracia… quanto mais comunistas, mais eles usam a palavra democracia… basta ver como se intitula a  “República Popular DEMOCRÁTICA da Coreia do Norte”…. É PRECISO ACORDAR, BRASIL!!! OU VAMOS SER DOMINADOS PELO COMUNISMO DE VEZ Obs: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A COMPARTILHAR MAS SE VOCÊ ENTENDEU O TEXTO COMPARTILHE !”.

Caio Coppolla escreve texto que justifica atos da Ditadura Militar “com 35 anos de atraso”?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e foi amplamente compartilhada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao analisar a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news da internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Textos atribuídos falsamente a personalidades e pessoas influentes não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que Caio Coppolla teria escrito texto “cheiro da vitória de verdade no ar” sobre intervenção militar. Também o que indicava que Caio Coppolla teria sido demitido da CNN e escrito texto “momentos que vivemos” e, por fim, o que apontava que Alexandre Garcia teria escrito texto em que diz que as autoridades estão fingindo que não houve fraude nas eleições.

Ao analisar o texto, percebemos se tratar de uma mensagem de caráter golpista, revisionista e fascista. Tudo o que o texto afirma é que os atos cruéis empregados durante a Ditadura Militar, como bater em jornalistas e prender professores, são justificáveis, porque estariam combatendo a esquerda, que traz apenas fome, miséria e desgraça para os lugares onde governa. O texto simplesmente mente e descontextualiza muitas situações que ocorreram durante a Ditadura e, inclusive, quer mudar o nome do período para regime militar, ignorando as milhares de mortes, os inúmeros “sumiços” que até hoje não foram solucionados e o fato de não existir liberdade de expressão naquele momento (somente se você concordava com as ideias impostas.

Ao pesquisar mais sobre o assunto, descobrimos que o texto não foi escrito por Caio Coppolla. Não existe nada sobre o texto nas redes sociais de Coppolla e muito menos a mensagem foi mencionada por ele em qualquer outro lugar.

Uma rápida busca no Google nos mostrou que o texto em questão, assim como muitos outros textos falsamente atribuídos a personalidades, não é novo. A mensagem já circulava na internet há algum tempo antes de ser atribuído a Caio Coppolla e só agora a autoria foi contestada ao comentarista.

Em resumo: a história que diz que Caio Coppolla teria escrito um texto que justifica os atos cruéis da Ditadura Militar “com 35 anos de atraso” é falsa! Além da mensagem ser um texto totalmente golpista, revisionista e fascista, que tenta justificar atos injustificáveis, cruéis e criminosos, ela não foi escrita pelo comentarista Caio Coppolla. O texto já circulava na internet há algum tempo antes de ser atribuído a Caio Coppolla. Além disso, não existe nada nas redes sociais de Coppolla que indique que ele tenha escrito a mensagem. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso