Alexandre Garcia escreve texto em que diz que autoridades fingem que não houve fraude nas eleições #boato

Boato – O jornalista Alexandre Garcia escreveu um texto em que diz que autoridades sabem que eleições foram fraudadas, mas fingem que não houve fraude nas eleições.

Durante o processo eleitoral sentimos falta de um tipo clássico de fake news: o do texto falsamente atribuído a Alexandre Garcia. Parece que esse tabu foi quebrado agora. Isso porque uma “bomba” em nome do jornalista está circulando por aí.

Um texto com a assinatura de Alexandre Garcia está circulando em redes sociais. Nele, o jornalista teria dito que todos sabem que houve fraude nas eleições, mas ficam fingindo que não houve. No final, ele diz que há “um bandido se preparando para assumir a Presidência” e que “fingem que vivem em Marte”. Leia a mensagem que circula online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

De Alexandre Garcia: “Que situação bizarra, alucinante e demencial que todos nós vivemos neste momento: os fraudadores sabem que fraudaram; o fraudado sabe que foi fraudado; todas as lideranças das instituições – do Senado à Câmara, das Forças Armadas à Polícia Federal – sabem que houve fraude.

No entanto, todos os líderes FINGEM não saber; FINGEM não ter certeza; FINGEM que há apenas indícios; FINGEM que ainda falta provar o que já está exaustivamente provado; FINGEM que estão fazendo alguma coisa; FINGEM que não há o que fazer; FINGEM que são decentes e honrados; FINGEM que estão defendendo a democracia; FINGEM que não estão vendo o povo honesto nas ruas; FINGEM que não estão sacrificando um presidente honesto e honrado no altar das conveniências; FINGEM que não estão vendo um bandido se preparando para assumir a presidência e destruir o Brasil em tempo recorde; FINGEM que vivem em Marte e não no Brasil.”  (Alexandre Garcia)

Alexandre Garcia escreve texto em que diz que autoridades fingem que não houve fraude nas eleições?

O texto se espalhou em quase todas as redes sociais que monitoramos e deixou muitos do que acreditam na fraude nas eleições em polvorosa. Porém, a autoria, ao contrário do que apontam mensagens, não é de Alexandre Garcia.

A mensagem e, principalmente, o histórico de fake news já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Além de o texto ter algumas características de boatos (como o tom alarmista e os erros de português), não é de hoje que desmentimos textos falsamente atribuídos ao jornalista (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Bastou fazermos uma busca sobre a suposta declaração para percebermos que havia alguma coisa errada. Assim como em outros casos de fake news, o texto, simplesmente, brotou na internet e não consta em nenhuma das redes sociais de Alexandre Garcia ou mesmo em alguma de suas colunas.

Ao buscar pelas últimas declarações do jornalista, matamos a charada. Em um vídeo no seu canal do YouTube, encontramos um desmentido sobre o assunto. Na publicação, de título Fakes absurdas para desacreditar redes sociais, ele diz o seguinte: “Teve outro [boato] que me mandou uma coisa que eu nunca escrevi, tem até a minha foto, meu nome… dizendo que as autoridades fingem isso, fingem aquilo, fingem aquilo outro… aí é dose, né?”. Assista:

Resumindo: é falsa a mensagem que aponta que Alexandre Garcia escreveu o tal texto sobre fingimento de fraude nas eleições por parte de autoridades. Além de ser um boato recorrente, o próprio desmentiu a balela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet