Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Brasileira presa na Tailândia gravou vídeo comemorando facada em Bolsonaro #boato

Brasileira presa na Tailândia gravou vídeo comemorando facada em Bolsonaro #boato

Brasileira presa na Tailândia gravou vídeo comemorando facada em Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, Mary Helen Coelho Silva, mulher presa na Tailândia por tráfico, aparece comemorando facada contra Bolsonaro. 

Nas últimas semanas, a notícia da prisão de uma brasileira na Tailândia chocou o país. Mary Helen Coelho Silva, de apenas 22 anos, foi detida no aeroporto de Bangkok, junto de outros dois homens, portando mais de 15kg de cocaína.

Na Tailândia, o crime de tráfico pode ser punido com penas de 10 a 20 anos, prisão perpétua e até a morte. A possibilidade de uma execução tem tirado o sono da família, que chegou a apelar até ao Itamaraty e ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Bolsonaro não deve ajudar. Segundo uma publicação, Mary Helen teria gravado um vídeo, em 2018, onde aparece comemorando a facada contra o presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo as imagens, a mulher teria afirmado que se uma pessoa fala besteira, é machista ou opressora, tem que “tomar facada”. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “COMUNISTA PRESA NA TAILÂNDIA POR TRÁFICO INTERNACIONAL COMEMOROU A FACADA NO BOLSONARO, AGORA PEDE AJUDA AO PRÓPRIO BOLSONARO PRA SE LIVRAR DE SER CONDENADA À MORTE”. Versão 2: “É isso mesmo que eu quero pra esse Brasil, falou bost* toma facada” Aliás que o Presidente Bolsonaro está preocupado em trazer ao Brasil pessoas da Ucrânia Não traficante.

Brasileira presa na Tailândia gravou vídeo comemorando facada em Bolsonaro?

A informação bombou nas redes sociais, em especial, em grupos e páginas bolsonaristas no Facebook e no Tik Tok. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de semelhança entre Mary Helen e a mulher que aparece no vídeo e pela falta de fontes confiáveis que confirmem a denúncia.

Ao olhar para a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. A história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas pessoas que teriam falado algo contra o presidente Jair Bolsonaro não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras dela, como a que dizia que a China seria dona da Band e teria mandado a emissora falar mal de Eduardo Bolsonaro. Também a que indicava que a jornalista Vera Magalhães teria recebido R$500 mil por mês de Dória para falar mal de Bolsonaro e, por fim, a que apontava que Paulo Ramos, do PSOL, teria oferecido dinheiro para professoras falarem mal de Bolsonaro.

Procuramos bastante, mas não encontramos a origem do vídeo (até porque, em alguns casos, é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro). Porém, vários elementos nos ajudam a ter certeza que a mulher que aparece no vídeo não é Mary Helen Coelho Silva.

Ao observar as imagens, é possível perceber que a fisionomia das duas é diferente, em especial, os olhos e a boca. Além disso, o atentado contra o presidente Jair Bolsonaro ocorreu em setembro de 2018. De acordo com fotos obtidas nos perfis de Mary Helen na internet, na época, a jovem tinha uma franja curta, um corte em camadas e um cabelo um pouco mais curto do que a mulher que aparece no vídeo. No mesmo período, fotos ainda mostram que Mary Helen tinha um piercing no lábio inferior. Se isso não bastasse, os áudios de Mary Helen que foram disponibilizados na mídia mostram que a voz e o sotaque da jovem é diferente da mulher do vídeo.

Por fim, em nenhum momento são apresentadas provas de que Mary Helen realmente teria dito isso (não esqueçamos que o ônus da prova é de quem acusa). E o mais importante: o vídeo não consta em nenhum dos perfis de Mary Helen nas redes sociais.

Em resumo: a história que diz que Mary Helen, presa na Tailândia por tráfico de drogas, teria gravado um vídeo comemorando a facada contra Bolsonaro é falsa! Além de não existirem provas de que a jovem teria feito o vídeo, as imagens não constam em nenhuma rede social de Mary Helen. Se isso não bastasse, a fisionomia da mulher que aparece no vídeo é diferente da de Mary Helen (em especial, os olhos e a boca). Além disso, a voz e o sotaque de Mary Helen também são diferentes das da mulher que aparece nas imagens. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso