Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Crivella antecipa feriado de São Jorge para Quinta-feira Santa no Rio de Janeiro #boato

Crivella antecipa feriado de São Jorge para Quinta-feira Santa no Rio de Janeiro #boato

Boato – O prefeito Marcelo Crivella resolveu antecipar o feriado de São Jorge do dia 23 de abril (terça-feira) para o dia 18 de abril (Quinta-feira Santa) na cidade do Rio de Janeiro.

Quando o ano de 2019 começou, muita gente se lamentou ao olhar para o calendário. O motivo está no número de feriados que caem em fins de semana. Talvez esse seja um motivo para muita gente estar comemorando o feriado de Páscoa. Para os moradores do Rio de Janeiro, há um “plus”. No dia 23 de abril, há um feriado em homenagem a São Jorge.

Estaria “tudo lindo” se uma notícia não estivesse circulando as redes sociais e o zap zap de cariocas: a que aponta que o prefeito Marcelo Crivella resolveu antecipar o feriado de São Jorge para a Quinta-feira Santa no Rio de Janeiro. Junto com um link do G1 e um link de uma imagem, circula a seguinte mensagem: “Crivella antecipa feriado de São Jorge para quinta-feira. Escolas e creches funcionarão normalmente segunda e terça”.

Crivella antecipou feriado de São Jorge para Quinta-feira Santa no Rio de Janeiro?

O fato de o prefeito do Rio de Janeiro ser ligado à Igreja Universal (ele é sobrinho de Edir Macedo), a crise na cidade e a vontade dos cariocas de folgar reforçaram a informação. Mas será mesmo que Crivella resolveu antecipar o feriado de São Jorge para a Quinta-feira Santa? A resposta é não. Pode respirar aliviado.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ao nos deparar com a informação já ficamos com uma certa desconfiança. Temos alguns motivos para isso. O primeiro está no fato de não encontrarmos tal informação da antecipação em nenhuma fonte confiável (é de se pressupor que um anúncio como esse viraria notícia, não?). Nem no G1 havia qualquer informação a respeito. Mais uma busca e descobrimos que o feriado está mantido e a segunda-feira véspera de feriado é ponto facultativo na cidade.

O segundo e mais forte motivo está no fato de que a mensagem em questão é idêntica a uma velha pegadinha que faz sucesso em fake news: a do Tiririca falando “É mentira abestado”. Não importa o enredo (já tivemos de morte de candidato e ex-presidente à perda de pontos de times em campeonato), a história é sempre a mesma. Ao clicar no link, olha o que aparece:

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

Resumindo: a história que aponta que o prefeito Marcelo Crivella antecipou o feriado de São Jorge para a Quinta-feira Santa é falsa. É mais uma das pegadinhas que usam a foto do meme do Tiririca que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.