Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Aeroporto Santos Dumont é invadido por manifestantes da CUT em 2022, mostra vídeo #boato

Aeroporto Santos Dumont é invadido por manifestantes da CUT em 2022, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra Aeroporto Santos Dumont sendo invadido por manifestantes da CUT em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o que a esquerda está fazendo antes das eleições. Manifestantes da CUT invadiram o aeroporto Santos Dumont em 2022.

O tipo de boato mais comum dos últimos tempos é o do vídeo com uma legenda errada. A última das histórias que circula por aí aponta para um incidente que teria ocorrido em 2022 no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

De acordo com as imagens, manifestantes da CUT haviam invadido o aeroporto Santos Dumont e não estavam deixando os passageiros embarcarem. “Marginais da CUT agredindo passageiros no aeroporto Santos Dumont”, “Hoje, 20/06 Rio de Janeiro Pessoal da CUT impedindo o embarque de passageiros no aeroporto Santos Dumont, a base de pauladas!” e “ABSURDO e pode ser só início. Aeroporto Santos Dumont hoje.”, apontam algumas mensagens que circulam por aí. Assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo mostra Aeroporto Santos Dumont sendo invadido por manifestantes da CUT em 2022?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As imagens estão sendo compartilhadas como algo recente e como o que seria uma ameaça de um perigo iminente. Porém, o vídeo em questão, ao contrário do que apontam as mensagens que circulam, não é de 2022.

As mensagens já nos deixam desconfiados. Elas têm algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, esse tipo de fake news (vídeo compartilhado de forma errônea) é muito comum na internet. Só nos últimos dias, desmentimos fake news que falavam de Lula hostilizado em Caruaru, no Mercado Público de Porto Alegre, Florianópolis e de um comício antigo dele em Natal.

Se não bastasse, ao buscar por notícias recentes sobre o incidente, nada encontramos. A partir daí, bastou buscar pela história em questão. Na realidade, o caso ocorreu em 2017. Na época, manifestantes com coletes da CUT brigaram com passageiros durante paralisação de aeroportuários. De acordo com matéria da época, ninguém acabou sendo preso.

Resumindo: o vídeo que está circulando como recente (de hoje) de um tumulto envolvendo pessoas com coletes da CUT é, na realidade, de 2017. E, pelo menos ao primeiro olhar, não tem qualquer relação com as eleições deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: