Lula vai ao São João de Caruaru e ouve gritos de ladrão #boato

Boato – Lula tentou ir ao São João de Caruaru (Pernambuco), mas teve que sair do palco ao som de “ladrão”.

Depois de dois anos de pandemia (que ainda não acabou, vale lembrar), as festas juninas voltaram com toda força. Nos últimos dias, a festa do São João de Caruaru foi uma das atrações. E no meio deste quadro, um vídeo começou a circular na internet.

De acordo com as imagens que estão circulando por aí, Lula tentou ir ao São João de Caruaru para testar a sua popularidade. O resultado foi, de acordo com o vídeo, ele foi expulso do palco sob os gritos de ladrão. O vídeo surgiu, inicialmente, no TikTok. Porém, se espalhou em outras redes sociais e WhatsApp. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: ALERTA BRASIL ! Lula tenta ir à uma festa pública de S JOÃO de Caruaru e é vaiado e chingado de ladrão em público. Acorda, esquerda, já era ! Vamos com PRÉ candidato: Versão 2: Em Caruaru , Pernambuco. O povo gritando : Lula ladrão. Versão 3: FESTA EM CARUARU ONDE LULA TENTOU DAR UMA DE BOLSONARO, VEJAM O RESULTADO primeiro colocado segundo as pesquisas viu ?

Lula foi ao São João de Caruaru e ouviu gritos de ladrão?

É claro que o conteúdo foi muito compartilhado em redes sociais e deixou alguns críticos de Lula em polvorosa. Porém, o vídeo que está circulando online não passa de uma montagem e é falsa a informação que aponta que Lula foi chamado de ladrão no São João de Caruaru.

As mensagens, o histórico deste tipo de fake news e uma busca pelo assunto nos deixou já com um veredicto. Os textos que circulando online têm características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem que Lula foi, de fato, hostilizado em Caruaru.

Além disso, vídeos com áudios errados têm sido constantes na internet (já falamos sobre isso, inclusive, em um A Semana em Fakes). Apenas sobre vídeos que apontavam para “Lula foi chamado de ladrão”, já desmentimos boatos como ele ter sido chamado de ladrão no Maracanã durante um jogo do Brasil ou ter sido chamado de ladrão na Sapucaí.

Não bastassem essas duas informações, descobrimos, ao buscar por mais informações sobre o assunto que Lula sequer esteve em Caruaru, para a festa de São João, nos últimos dias. Ou seja: tudo apontava para um fake mesmo.

Faltava uma coisa: descobrir de onde saiu o vídeo. A resposta veio por meio de um detalhe na filmagem. A pessoa que grava o vídeo tem um boné com o nome Gil Carteiro. A partir daí fomos buscar mais detalhes sobre essa pessoa.

Foi aí que achamos um o perfil do TikTok de Gil Carteiro MG e descobrimos que o vídeo original foi gravado na visita de Lula a Uberlândia (MG). No vídeo original, não havia nenhum grito hostil ou vaia. Você pode ver abaixo:

@gilcarteiromg♬ som original – Gil Carteiro MG

Com isso, podemos chegar à conclusão de que alguém pegou o vídeo do Gil Carteiro em Uberlândia, colocou um áudio hostil a Lula e inventou a historinha de que as ações foram feitas durante o São João de Caruaru.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi chamado de ladrão durante o São João de Caruaru de 2022. O vídeo que está circulando online é de Uberlândia e nada tem a ver a festa em questão ou com ataques ao ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet