Foto mostra comício de Lula em Natal, Rio Grande do Norte #boato

Boato – Fotos com multidão próxima a prédios históricos são do comício de Lula em Natal (Rio Grande do Norte) em 2022.

Já falamos algumas vezes aqui no Boatos.org que muitas das informações falsas que circulam na internet vêm se fotos e vídeos retirados do contexto. Em alguns casos, até perfis influentes acabam sendo enganados e compartilham os arquivos erroneamente. A última vez que vimos um fenômeno do tipo foi nesta semana.

Perfis simpáticos ao presidente Lula (inclusive alguns oficiais) começaram a publicar diversas imagens do comício do ex-presidente em Natal, no Rio de Grande do Norte. Dentre diversas imagens corretas, duas chamaram atenção.

Na primeira, uma imagem aérea mostrava uma multidão próxima a prédios históricos. Na segunda, Lula aparece junto a uma grande quantidade de pessoas também próximas a um prédio. Veja as duas imagens que foram compartilhadas por aí:

Foto mostra comício de Lula em Natal, Rio Grande do Norte?

É claro que a foto, entre outras, foi compartilhada com muita força por perfis simpáticos a Lula na internet. Só que há um “probleminha nisso”: as fotos em questão não são do comício em Natal, no Rio Grande do Norte.

Não é de hoje que fotos antigas são compartilhadas, inclusive, por perfis oficiais como atuais. No “lado” de Bolsonaro, isso ocorreu algumas vezes (como é possível ver aqui, aqui e aqui). E para chegar à solução do caso, bastou fazer uma busca por imagens.

A primeira das fotos, que mostra a multidão próxima a prédios históricos é, na realidade, de um comício de 2019 no Recife. O próprio perfil de Lula publicou na época a imagem, de autoria de Ricardo Stuckert (fotógrafo oficial do ex-presidente). Veja ela abaixo:

A outra foto, de Lula com uma multidão, também próxima a prédios, é, na realidade, de um comício na cidade de São Leopoldo (no Rio Grande do Sul) em 2018. A foto (também de Ricardo Stuckert) também foi publicada, na época, no perfil do ex-presidente. Veja:

Vale fazer duas ressalvas na história. A primeira é que o comício em Natal (como mostram outras fotos reais) teve uma quantidade considerável de pessoas. A segunda é que alguns dos perfis que publicam as fotos erradas fizeram uma errata e publicaram as fotos corretas posteriormente. Mesmo assim, dado o fato de que muita gente continuou publicando as fotos erradas, achamos necessário fazer a checagem.

Resumindo: apesar dos pesares citados, algumas das imagens que estão circulando online como do comício de Lula em 2022 são de outras oportunidades. Aos envolvidos (e a não-envolvidos), o alerta para que se tome mais cuidado a compartilhar “imagens de eventos” por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet