Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Acidente de ônibus causa tragédia na Linha Amarela em janeiro de 2023 #boato

Acidente de ônibus causa tragédia na Linha Amarela em janeiro de 2023 #boato

Acidente de ônibus causou tragédia na Linha Amarela em janeiro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra uma tragédia que ocorreu em janeiro de 2023 na Linha Amarela (via do Rio de Janeiro). Um ônibus bateu e quatro pessoas morreram por conta disso.

Mesmo com a pauta das fake news dominadas por outras questões (principalmente relacionadas à política), casos do cotidiano ainda chamam atenção na internet. Uma das últimas histórias que circulam online aponta para um acidente que teria ocorrido na Linha Amarela no Rio de Janeiro em janeiro de 2023.

As imagens (que não serão exibidas aqui) mostram um acidente pavoroso de um ônibus. Junto ao vídeo, é dito que o caso ocorreu agora em janeiro de 2023, que muitas pessoas perderam a vida e que muitas pessoas ficaram feridas. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Uma tragédia na linha amarela no RJ várias pessoas perderam suas vidas muitos feridos a cidade toda está parada Versão 2: Acidente com um ônibus na Linha Amarela 

Acidente de ônibus causou tragédia na Linha Amarela em janeiro de 2023?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

As imagens chamaram muita atenção na internet, e claro, deixaram muitas pessoas assustadas. Porém, é falsa a informação que aponta que o acidente de ônibus em questão ocorreu em janeiro de 2023 no Rio de Janeiro.

As mensagens e o histórico já começam a denunciar a farsa. Os textos que circulam online são, como um “bom boato”, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirmem a história.

Além disso, não são incomuns que vídeos sejam retirados de contexto para viralizar. Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava para pessoas que haviam morrido após um raio cair em uma piscina. Também há fake news como esta e esta.

Ao buscar pelo assunto, uma coisa nos chamou atenção. Não há em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre o tal acidente trágico na Linha Amarela. Mais uma busca e descobrimos que o caso é antigo.

Na realidade, o acidente em questão deixou, de acordo com esta matéria, seis mortos e 40 feridos em dezembro de 2015. Na ocasião, um ônibus bateu no mudo de um túnel na capital fluminense na altura, de fato, da Linha Amarela.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o vídeo de uma tragédia na Linha Amarela, no Rio de Janeiro, é de 2023. As imagens são, na realidade, de um acidente ocorrido em 2015 e, felizmente, não tivemos uma repetição disso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso