Vídeo mostra discurso de Lula sobre fome na Cop 27 do Egito #boato

Boato – Vídeo mostra discurso oficial do presidente eleito Lula, na Cop 27, no Egito, falando sobre a fome e desmoralizando Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva nem bem foi eleito para a Presidência do Brasil e já está recebendo convites para participar de eventos mundiais. Nos últimos dias, Lula recebeu um convite do presidente do Egito para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27).

Lula não só aceitou o convite, como já está no Egito para participar do evento. E de acordo com os assessores de Lula, o presidente eleito do Brasil está sendo disputado, recebendo cerca de 10 pedidos de reuniões bilaterais durante a Cop 27.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teria feito uma estreia impactante na Cop 27. Segundo a história, Lula teria feito um discurso sobre a fome e a insegurança alimentar que teria desmoralizado o presidente Jair Bolsonaro.

Ainda segundo a história, o vídeo que mostra o discurso também apresenta Lula afirmando que hoje o Brasil copia o pior do neoliberalismo. “Veja só o discurso do Lula na COP 27 é assim que se desmoraliza o presidente Bolsonaro o genocida” e “VEJA O QUE LULA FALOU EM DISCURSO NO EGITO NOTÍCIAS”, dizem algumas mensagens que circulam online. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra discurso de Lula sobre fome na Cop 27?

A história causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Kwai e caiu na graça de muitos eleitores de Lula. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

É impossível que esse seja o discurso oficial de Lula na Cop 27. O presidente eleito desembarcou no Egito na noite do dia 14 de novembro de 2022. O evento começou no dia 6 de novembro de 2022, mas a primeira participação de Lula no encontro deve ocorrer somente no dia 16 de novembro de 2022, na conferência “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. Antes disso, Lula deve cumprir outros compromissos com autoridades da ONU, do Egito e de outros países. Com isso, o discurso oficial de Lula ainda não foi feito.

Ao procurar pela origem do vídeo, descobrimos que as imagens usadas como provas são antigas. Na realidade, o discurso que aparece no vídeo foi feito no Parlamento Europeu, na Conferência de Alto Nível da América Latina, no dia 15 de novembro de 2021.

Em resumo: a história que diz que Lula falou sobre a fome e desmoralizou Bolsonaro em seu discurso na Cop 27 é falsa! O vídeo usado como prova não mostra Lula discursando na Cop 27. Na realidade, as imagens são antigas e mostram Lula durante seu discurso no Parlamento Europeu, no dia 15 de novembro de 2021. Lula chegou ao Egito, local da Cop 27, na noite de 14 de novembro de 2022 e deve cumprir agenda com autoridades de outros países até o dia 16 de novembro, quando participa da conferência “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso