Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vírus Gambarelli e WhatsApp Gold são as mais novas ameaças a telefones #boato

Vírus Gambarelli e WhatsApp Gold são as mais novas ameaças a telefones #boato

Vírus Gambarelli e WhatsApp Gold são as novas ameaças a telefones, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Globo alertou hoje que as novas ameaças à sociedade são o WhatsApp Gold e o vírus Gambarelli. Eles bloqueiam o telefone e zeram a sua conta bancária.

Como muitas pessoas que acompanham o Boatos.org sabem, existem alguns tipos de balelas que precisam ser periodicamente “atualizadas”. Hoje, vamos (re)falar sobre mais uma delas: a da “ameaça” do WhatsApp Gold.

De acordo com uma mensagem que começou a viralizar em redes sociais, a Globo (ou Goblo, em alguns casos) lançou um alerta para que as pessoas não baixem a nova versão do WhatsApp Gold. A mensagem aponta ainda que há um vírus chamado Gambarelli que zeraria a conta bancária e bloquearia o telefone. Leia:

Hoje a Goblo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Gambarelli. Não abra!!. O virus vai para o seu telefone, sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado para sempre! Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

Vírus Gambarelli e WhatsApp Gold são as novas ameaças a telefones?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Como você deve imaginar, a história se espalhou muito na internet e chamou muita atenção. Como você também deve imaginar, a história que circula na internet é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na verdade, não temos muito que explicar. Temos apenas que relembrar. Isso porque o texto que está viralizando na internet nada mais é do que uma nova versão de um boato velho. Esta história de WhatsApp Gold e de um vírus mortal que bloqueia o celular já foi desmentida algumas vezes aqui.

Em 2018, desmentimos a “denúncia” do WhatsApp Gold e do vírus. A única para a história de hoje é que o vírus em questão se chamava Martinelli. Em 2019, fizemos um vídeo desmentido a farsa. Relembro o que escrevemos e o que falamos sobre o assunto:

Confira o desmentido em vídeo

Essa história de vídeo que “é vírus mortal” já é velha. Já falamos de inúmeros casos (desde Mariana briga pela caneca até dança do papa) em que o texto usa a mesmíssima estrutura. Falamos tanto que rolou até um vídeo explicando que não há como pegar vírus de vídeos no WhatsApp.

Sobre a mensagem “Digite seu telefone”, o único risco dela é se ela fosse um link para um site malicioso. Porém (e como em tantos outros casos), só vimos o alerta e não vimos nada a respeito da ameaça em si.

Sobre o WhatsApp Gold, metade da informação procede. A metade que não procede é que se trata de uma atualização do WhatsApp. Na realidade, trata-se de um aplicativo que promete novas funcionalidades (assim como o WhatsApp Plus, alvo também de boatos).

A parte que é real é que existiu um golpe (em língua inglesa) falando sobre o APP. Porém, o golpe não circulou em português (se circulasse, teríamos falado aqui) e desde 2016 não circula online (deve ter tido alcance mínimo). Ou seja, a ameaça não é tão grande assim (só vale lembrar que você não deve instalar nada que seja de fora das lojas oficiais de seu telefone).

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp Gold e o vírus Gambarelli são as mais novas ameaças aos telefones celulares é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet. Em tempo: nem a Globo, nem a Goblo tocaram no assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.