Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Walmart faliu e faz queima de estoque em anúncio no Facebook #boato

Walmart faliu e faz queima de estoque em anúncio no Facebook #boato

Walmart faliu e faz queima de estoque em anúncio no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O Walmart anunciou a falência no Brasil e fez uma grande queima de estoque em site linkado no Facebook.

  Introdução

Uma das principais fontes de golpes na internet tem sido os anúncios pagos no Facebook. Por mais que a empresa aponte que tome cuidados para se prevenir deste tipo de golpe, o fato é que quase todo dia viraliza um anúncio falso para sites mais do que suspeitos.

A história que vamos falar hoje aponta para uma suposta falência da rede Walmart no Brasil que teria resultado em uma grande queima de estoque em um site linkado no Facebook. O site, por sinal, tem o mesmo layout do portal g1. Leia duas das mensagens que circulam online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Após falência no Brasil, Walmart se vê com grande estoque de produtos importados ainda parados. O novo dono da rede não se interessou pelos produtos, então a Walmart faz hoje uma grande queima de estoque com 80% de desconto. Veja como participar.

No fim de 2021 todas as lojas Walmart no Brasil foram compradas pelo grupo Carrefour, porém a rede de supermercados americanas trouxe um costume dos Estados Unidos que não foi muito bem recebido no Brasil: vender produtos importados de marcas famosas nos supermercados. Porém, o grupo Carrefour não se interessou por esses produtos na negociação e o Walmart ainda tem um grande estoque de produtos importados parado em Guarulhos-SP no seu galpão. Produtos importados novos saindo com 80% de desconto.

  Análise

Conforme falamos no início do texto, a mensagem circulou com muita força por meio de anúncios no Facebook. Infelizmente, eu e, provavelmente, você tivemos acesso à “oferta” saltando em nossa timeline.

O histórico deste tipo de fake news (anúncio do Facebook falando sobre grandes promoções de empresas que “faliram”) é vasto. Já desmentimos, por exemplo, fake news sobre “leilão de celulares da Receita Federal”, sobre o “Desenrola Brasil” e da Tupperware.

A mensagem tem algumas das principais características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. Além disso, o site “clone” do g1 é muito mal feito. Os links do site não funcionam e ele sequer tem página inicial ou página de outras notícias.

Para fazer a checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o Walmart faliu e está fazendo a tal queima de estoque? 2) O que ocorreu com o Walmart no Brasil? 3) Você deve comprar algo da promoção em questão?

Checagem

É verdade que o Walmart faliu e está fazendo a tal queima de estoque?

Não é verdade. Na realidade, a empresa não (ao contrário do que apontam mensagens) “faliu”. Não houve “queima de estoque”, muito menos em anúncio no Facebook. O anúncio, por sinal, redireciona para uma página falsa.

O que ocorreu com o Walmart no Brasil?

O que ocorreu foi que a marca deixou de ser utilizada no Brasil e deu lugar à marca BIG em 2019 (que posteriormente foi comprada pelo Carrefour). Ou seja: a marca deixou o Brasil, mas isso não foi motivo para a tal “promoção”.

Você deve comprar algo da promoção em questão?

Não. Na realidade, o modus operandi denota que se trata de um site de e-commerce que se utiliza de uma página clone de um site confiável e cita sem autorização uma marca. Eu não compraria de um site desses.

Conclusão

Fake news 👎❌

Não é verdade que o Walmart está fazendo a tal promoção em um anúncio no Facebook. O que está circulando é uma página falsa do g1 que anuncia uma “queima de estoque” que não existe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm