Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vivara não está fazendo promoção com 85% de desconto para comemorar Dia Internacional da Mulher

Vivara não está fazendo promoção com 85% de desconto para comemorar Dia Internacional da Mulher

Vivara está com promoção de 85% de desconta para o Dia Internacional da Mulher, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Vivara está oferecendo 85% de desconto em suas peças

Análise

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, desde 1975. A data é comemorada em homenagem às mulheres que lutaram por seus direitos durante a Revolução Industrial no mundo todo.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a joalheria Vivara estaria fornecendo 85% de desconto em suas peças para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. Segundo a publicação, as vendas estaria sendo feitas por um site que está sendo patrocinado nas redes sociais, como no Facebook. Confira:

“Alerta de promoção no site da Vivara. Loja anuncia desconto de até 85% para o dia das mulheres. Compre o seu presente na Vivara em até 10x sem juros e com frete grátis para todo o Brasil. clique em saiba mais. URGENTE: Vivara anuncia descontos de até 85% em toda sua loja para o dia das mulheres”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Instagram e deixou muitas mulheres curiosas. Entretanto, a história segue aquele velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir disso, resolvemos investigar um pouco mais essa história e vamos te contar todos os motivos para não acreditar nela: 1) A Vivara está fazendo a promoção de Dia da Mulher no site em questão? 2) O que acontece se você tentar comprar que fala da promoção de Dia da Mulher? 3) A Vivara está fazendo alguma promoção na data?

Checagem

A Vivara está fazendo a promoção de Dia da Mulher no site em questão?

Não. O site que está sendo divulgado junto com a suposta promoção não é o site oficial da loja. Além disso, o print que aparece na divulgação do site é uma publicação falsa que usa a imagem da página Choquei. O modus operandi da história mostra que o caso trata-se de um golpe.

Aqui no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu vários deles. Nesse tipo de golpe, bandidos criam promoções falsas usando nomes de grandes empresas e patrocinam essas publicações, linkando elas a sites falsos (que não têm nada a ver com a empresa em questão).

O que acontece se você tentar comprar no site que fala da promoção de Dia da Mulher?

Na melhor das hipóteses, você terá apenas um prejuízo financeiro (vai pagar pelo produto e nunca vai recebê-lo). Já na pior das hipóteses, além do prejuízo financeiro, você pode ter seus dados pessoais e bancários roubados, o que vai gerar uma enorme dor de cabeça.

Nos últimos dias, a equipe do Boatos.org desmentiu diversas histórias parecidas que seguiam o mesmo modus operandi. Você pode ler elas aqui e aqui. Em todos os casos, tratava-se de um golpe, onde os criminosos estão por trás de tudo.

A Vivara está fazendo alguma promoção na data?

Não. Até porque a data não é comercial. O Dia Internacional das Mulheres foi criado para homenagear e celebrar a luta das mulheres por seus direitos. Nessa data, mulheres costumam exigir respeito, que sejam ouvidas, igualdade salarial, o fim da violência doméstica e que não percam oportunidades apenas por serem mulheres. Algumas empresas até fazem comemorações e celebrações, mas, no geral, esse tipo de atitude não costuma ser bem vista pela luta feminina.

Conclusão

Golpe ⚠️

A Vivara não está fazendo promoção, com desconto de até 85%, em suas peças para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Na verdade, a história trata-se de um golpe. Ao acessar o site indicado pela publicação, percebemos que a página não é o site oficial da Vivara. Infelizmente, esse tipo de golpe vem ocorrendo com frequência nos últimos tempos.

Bandidos usam o nome de grandes empresas, como a Vivara, criam promoções fictícias e anunciam elas em publicações patrocinadas nas redes sociais. Os sites que acompanham a publicação são sempre falsos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).