Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Sites rodapremiada.top e superpremios.xyz dão prêmios no WhatsApp #boato

Sites rodapremiada.top e superpremios.xyz dão prêmios no WhatsApp #boato

Sites rodapremiada.top e superpremios.xyz dão prêmios no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Se você compartilhar os links dos sites rodapremiada.top e superpremios.xyz no WhatsApp vai ganhar prêmios incríveis.

Nos últimos dias, temos visto uma enxurrada de promoções falsas em nome de empresas conhecidas como, por exemplo, Mercado Livre e Americanas. Em todos os casos, a oferta se dá com um mesmo mecanismo.

No início, uma mensagem chamativa com um link aparece no seu perfil do WhatsApp. Você é instado a entrar no site. Já na página inicial, o site o “convida” para responder uma pesquisa. Em todos os casos, a pesquisa é das mais genéricas. Depois disso, você é convidado a participar de “um jogo de caixas premiadas (ou, em alguns casos, de roleta premiada).

Depois de um “teatrinho” que apontava que você “foi premiado”, você é convocado para compartilhar o link do mesmo site com um certo número de amigos no WhatsApp. O final você, se segue o Boatos.org, já sabe como é: não há prêmio algum, você passa vergonha compartilhando uma promoção falsa e ainda pode ter dados roubados.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Vimos, nos últimos tempos, uma coisa em comum nestas promoções: os domínios utilizados para hospedar as ofertas são os rodapremiada.top e superpremios.xyz. O nome sugestivo tem feito com que pessoas busquem mais detalhes sobre as tais páginas.

Sites rodapremiada.top e superpremios.xyz dão prêmios no WhatsApp?

Como vocês viram, os sites em questão não dão prêmio algum (se quiser saber detalhes, os convido a ler alguns dos últimos desmentidos sobre o assunto aqui, aqui e aqui). Porém, resolvemos buscar mais detalhes sobre as páginas em questão.

Se você fez o “exercício de tentar entrar nos sites” diretamente (sem o link do WhatsApp), vai encontrar páginas vazias. Isso acontece por dois motivos: 1) O “golpe” não se dá na página inicial do site (sempre vai ser em um subdomínio ou uma página interna). 2) Depois de desmascarados, os donos das páginas resolvem apagar os registros da página (bom truque para não serem pegos).

Resolvemos nos aprofundar e fazer uma busca no Who.is para entender de onde vem esses sites. Nenhum dos dois domínios tem o nome público de quem os registrou. Suspeitíssimo, não?

Ao buscar pelos sites no serviço Virus Total, que verifica se há problemas nas páginas em questão, descobrimos que o site superpremios.xyz foi marcado como “de phishing” pelo serviço Kaspersky, como “malicioso” pelo serviço Netcraft e como “suspeito” pelo serviço Forcepoint ThreatSeeker.

O “currículo” do rodapremiada.top é um pouco mais extenso. O site foi marcado como “de phishing” pelo ESET, Fortinet, G-Data, Kaspersky e Sophos e como “malicioso” pelo serviço Webroot.

Ou seja: os sites não são acessíveis pelo clique direto, não tem um proprietário público e, ainda por cima, são marcados como de phishing e maliciosos por serviços de antivírus. Não é nem preciso dizer que o clique não é recomendável.

Resumindo: seja no caso de anúncio de promoção do Mercado Livre, Americanas ou outra empresa, há algo que recomendamos para vocês. Se os domínios utilizados para as ofertas forem rodapremiada.top e superpremios.xyz ou outros “mirabolantes”, não cliquem. Eles não são domínios oficiais de empresas e não vão dar prêmios incríveis se você sair compartilhando o link por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso