Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que haja um arquivo chamado Seismic Waves Card com fotos do terremoto do Japão que vai hackear seu celular

É falso que haja um arquivo chamado Seismic Waves Card com fotos do terremoto do Japão que vai hackear seu celular

Seismic Waves Card é um arquivo com fotos do terremoto do Japão e Marrocos que vai hackear o seu celular, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Um arquivo chamado Seismic Waves Card tem fotos do terremoto do Japão e Marrocos e vai hackear o seu celular.

Análise

Agora, há um novo gancho para desinformação na internet: terremotos mundo afora. Falamos isso porque depois do terremoto que ocorreu no Japão no primeiro dia de 2024, uma mensagem voltou a circular em nova versão na internet.

O texto aponta que há um arquivo chamado Seismic Waves Card que seria de fotos do terremoto no Japão e no Marrocos (que ocorreu em setembro de 2023) e seria um risco ao seu telefone celular.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

As mensagens apontam que o arquivo hackearia o seu telefone em 10 segundos e não poderia ser encontrado de forma alguma. Leia a mensagem que circula online:

Eles vão postar algumas fotos do terremoto no Japão e no Marrocos no Whatsapp. O arquivo se chama Seismic Waves CARD, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Repasse as informações para os seus

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Existe um arquivo Seismic Waves Card com fotos do terremoto no Japão e no Marrocos? 2) O tal arquivo Seismic Waves Card seria capaz de hackear o seu celular em 10 segundos? 3) Quais são os outros boatos similares a esse que já circularam na internet?

Existe um arquivo Seismic Waves Card com fotos do terremoto no Japão e no Marrocos?

Não existe. Assim como tantos outros boatos que citam histórias falsas como esta, a informação (ou desinformação) de que existe um arquivo desta natureza não procede. Na realidade, alguém pegou um nome aleatório e criou um alerta falso.

O tal arquivo Seismic Waves Card seria capaz de hackear o seu celular em 10 segundos?

Não. Também conforme já explicamos algumas vezes, a história em questão não tem qualquer lógica. Arquivos de imagens não são capazes de “hackear” um telefone (muito menos em 10 segundos). Além disso, como já falamos, não existe qualquer arquivo com este nome. Aliás, o termo “Seismic Waves Card” já havia sido utilizado em outros fakes.

Quais são os outros boatos similares a esse que já circularam na internet?

Já desmentimos uma versão inicial que aponta que o Seismic Waves Card era um arquivo sobre o terremoto no Marrocos, era um terremoto do Calvário e sobre ataques do Hamas. Ou seja: a história que cita o terremoto do Japão (e, de novo, de Marrocos) é só uma nova versão de um velho fake.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja um arquivo sobreo terremoto no Japão chamado Seismic Waves Card que seja capaz de hackear o seu celular em 10 segundos. Se trata de uma nova versão de um fake que já está virando um clássico.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).