Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nova versão de corrente falsa fala sobre Cartão de Ondas Sísmicas, combates em Israel e hackers no WhatsApp

Nova versão de corrente falsa fala sobre Cartão de Ondas Sísmicas, combates em Israel e hackers no WhatsApp

Cartão de Ondas Sísmicas é um arquivo de fotos dos combates em Israel que vai hackear o seu celular e WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Arquivo CARTÃO de Ondas Sísmicas (Seismic Waves CARD) é um vírus no WhatsApp disfarçado de fotos de combates nos assentamentos judaicos. 

  Análise

Depois do início dos ataques em Israel, começou a circular na internet uma mensagem que apontaria para a mais nova ameaça aos celulares das pessoas. A mensagem apontava para um arquivo chamado CARTÃO de Ondas Sísmicas (Seismic Waves CARD) que estaria sendo compartilhado no WhatsApp.

A mensagem aponta, ainda, que o arquivo seria de “fotos dos combates nos assentamentos judaicos” (em Israel) e que hackearia o seu telefone em 10 segundo. Leia o texto contido na mensagem (viral no WhatsApp).

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Vão enviar fotos dos combates nos assentamentos judaicos no WhatsApp.  O arquivo é denominado CARTÃO de Ondas Sísmicas (Seismic Waves CARD).  Não abra, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Repasse a informação para familiares e amigos.  Eles falaram sobre isso na TV. Um ataque cibernético contra nós também está começando em todas as direções.

É importante citar que, além de a mensagem ter as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, trata-se de um tipo de mentira já batida.

Não é incomum circularem na internet mensagens sobre as tais ameaças cibernéticas que, no final, se mostram falsas. Apenas sobre Seismic Waves Card, já desmentimos mensagens que apontavam para o terremoto em Marrocos e na Colômbia. 

Checagem

Já cientes do que se trata, vamos falar sobre o caso em si. Para checar o conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o arquivo CARTÃO de Ondas Sísmicas (Seismic Waves CARD) é um vírus disfarçado de fotos dos combates em Israel? 2) O que é CARTÃO de Ondas Sísmicas ou Seismic Waves CARD? 3) Existem fotos dos combates em assentamentos judaicos?

É verdade que o arquivo CARTÃO de Ondas Sísmicas (Seismic Waves CARD) é um vírus disfarçado de fotos dos combates em Israel?

Definitivamente, não. A mensagem que está circulando, conforme falamos, é uma nova versão de uma fake news que já havíamos desmentido. Além de Cartão de Ondas Sísmicas não ter nenhuma relação com a situação de Israel (já explicaremos do que se trata), não há lógica em imagens hackearem o WhatsApp. Arquivos como JPG e PNG não terem o “poder” de hackear o celular, ao contrário do que aponta o texto.

O que é CARTÃO de Ondas Sísmicas ou Seismic Waves CARD?

Conforme já explicamos e como em outros casos (que também citavam coisas absurdas), o termo não tinha muito sentido antes da fake news circular. Quando desmentimos o fake sobre o arquivo, falamos que uma ferramenta de inteligência nos apontou que se trataria de um aplicativo de uma universidade. Nem isto é.

Existem fotos dos combates em assentamentos judaicos na internet?

Infelizmente, estamos diante de mais uma guerra com cobertura em tempo real por telefones celulares. Por isso, fotos e vídeos sobre os conflitos estão pululando em redes sociais. Quer um conselho: se for um conteúdo que é forte, não compartilhe por respeito a quem está nas imagens.

Além disso, há risco de vídeos e fotos serem compartilhados de forma errada (já temos exemplos e já vamos começar a os desmentir). Ou seja: mesmo que você veja, não é uma boa sair compartilhando por aí.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que hackers estão mandando fotos dos conflitos em Israel em um arquivo chamado CARTÃO de Ondas Sísmicas ou Seismic Waves Card. Alguém pegou uma corrente antiga e só atualizou com um “fato novo”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm