Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que fotos do terremoto do Calvário, que se chama Seismic Waves Card, vai hackear o seu celular em 10 segundos

É falso que fotos do terremoto do Calvário, que se chama Seismic Waves Card, vai hackear o seu celular em 10 segundos

Fotos do terremoto do Calvário, Seismic Waves Card, vai hackear o seu celular em 10 segundos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Há um arquivo chamado Seismic Waves Card, com imagens do terremoto do Calvário, vai hackear o seu celular em 10 segundos.

Não faz muito (não faz mesmo) tempo que o Boatos.org desmentiu a informação falsa que aponta que há um arquivo chamado Seismic Waves Card, relacionado ao terremoto no Marrocos, que hackearia o seu celular. Agora, uma história parecida circula na web.

A mesma mensagem está circulando na web. A única diferença entre os textos é que o tal vírus que hackearia o seu telefone em 10 segundos seria do “terremoto do Calvário”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vão colocar algumas fotos do terremoto do Calvário no Whatsapp. O arquivo se chama Seismic Waves CARD, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Repasse as informações para seus familiares e amigos. NÃO ABRA. Eles também disseram isso na TV

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como ontem fizemos o desmentido sobre o assunto e o resultado da checagem é exatamente igual ao de ontem, vamos usar a parte da checagem que falava do terremoto do Marrocos. Antes disso, apenas uma explicação sobre o que é o “terremoto do calvário”.

O sismo atingiu a Colômbia em agosto de 2023 e teve 6,3 de magnitude. De acordo com notícias da época, o terremoto deixou um morto (foi bem mais suave do que o sismo do Marrocos). Dito isso, relembre o que escrevemos:

A mensagem tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Sobre o histórico, também não há muita animação: já desmentimos fake news sobre vulcão no Chile, Covid-19 na Argentina, vírus Martinelli que se utilizam exatamente do mesmo texto que está circulando na web.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos desmentir as seguintes informações: 1) É verdade que existe um arquivo chamado Seismic Waves Card sobre o terremoto do Calvário que vai hackear o seu celular? 2) Algum arquivo deste tipo tem capacidade de hackear o celular em 10 segundos? 3) O que é Seismic Waves Card e ele tem relação com o terremoto do Calvário

É verdade que existe um arquivo chamado Seismic Waves Card sobre o terremoto do Calvário que vai hackear o seu celular?

Não é verdade. Ao buscar pelo conteúdo, nada encontramos em fontes confiáveis sobre o tal arquivo (ou qualquer outro) hackear o seu telefone em 10 segundos. A mensagem, aliás, assim como outras fakes, “brotou” em redes sociais. Além disso, não há como o que está descrito na mensagem ocorrer.

Algum arquivo deste tipo tem capacidade de hackear o celular em 10 segundos?

Não pode. Na realidade, os arquivos de imagem (JPG. e PNG.) não têm capacidade de hackear no WhatsApp. A única forma de realizar essa “tarefa” seria apenas com um link para um site malicioso. Não é o caso.

O que é Seismic Waves Card e ele tem relação com o terremoto do Calvário?

Para responder a esta pergunta, apelamos para uma ferramenta de inteligência artificial. A resposta foi a seguinte: “Seismic Waves Card é um aplicativo de sismologia desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL)”. Ao buscar no Google, pelo conteúdo, nada encontramos de muito relevante (sequer encontramos a informação dada pela IA). Pode ter certeza que, após a publicação deste conteúdo, nos tornaremos uma das principais referências no assunto.

Conclusão

Fake news ❌

Assim como é falso que haja um arquivo relacionado ao terremoto do Marrocos que vai hackear o seu celular, é falso que haja um mesmo arquivo falando do terremoto do Calvário. Trata-se de uma fake news que insiste em viralizar online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm