Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Se você pesquisar Ankole no Google aparece uma foto sua #boato

Se você pesquisar Ankole no Google aparece uma foto sua #boato

Digitar Ankole no Google revela a última foto tirada no seu celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – É incrível! Se você pesquisar a palavra Ankole no Google vai aparecer uma foto sua no buscador.

Hoje, vamos falar de uma história que é uma fake news “clássica das clássicas” e que durante todo o ano passado viralizou na internet. Ela aponta para “algo incrível” que aconteceria se você fizesse uma “busca no Google”.

Os textos apontam que se você colocar a palavra Ankole no Google, iria aparecer uma foto sua no buscador. “Tô chocada, se vc pesquisar ankole no Google aparece uma foto sua!!!!” e “Quando você descobriu q se pesquisar “Ankole” no Google aparece sua foto olha lá”, dizem algumas mensagens que circulam online.

Confira o desmentido em vídeo:

Se você pesquisar Ankole no Google aparece uma foto sua?

As mensagens, entre outras variáveis, viralizaram com muita força na internet. Porém, a informação em questão é falsa. Não aparece foto sua nenhuma se você digitar a palavra Ankole no Google.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

As mensagens que estão circulando na internet agora em 2023 são uma versão muito mais simples de uma fake news que desmentimos em 2021. Na época, a teoria envolvia acesso à câmera do celular e outras coisas. Relembre o que escrevemos:

O texto, o histórico e a lógica já nos fazem ficar muito desconfiados desse tipo de informação. A informação, assim como tantos outros boatos, têm características como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis (#ConfiaNoPai não é fonte confiável).

Além disso, não é de hoje que boatos absurdos sobre ferramentas tecnológicas circulam online. De pedido de compartilhamento de mensagem para deixar que o WhatsApp seja pago a vídeo que seria um vírus mortal, o que não faltam são alertas falsos como esses.

Não bastasse isso, há uma questão lógica. Como falamos no início deste texto, as grandes empresas de tecnologia têm caminhado no sentido oposto do que é apresentado. Hoje, a busca é por mais privacidade. Fazer o armazenamento de fotos do usuário não só seria uma ideia estúpida do Google como também poderia render uma punição bilionária.

Com tudo isso, nos restou buscar a fonte da informação e fazer o tal teste do Ankole. Como “fonte”, não achamos nada além do “Confia no Pai”. A história simplesmente “brotou” em redes sociais e saiu circulando por aí.

Ao fazer o teste, chegamos ao veredicto. Não só não vimos nenhuma referência sobre o tal Ankole ligado a fotos armazenadas (provavelmente, você verá este texto de checagem como referência) tampouco vimos a “última foto da câmera frontal do celular” quando realizamos a busca no Google.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que se você digitar a palavra Ankole vai aparecer uma foto sua no celular. Trata-se de uma fake news de 2021 que, assim como em 2022, está fazendo sucesso neste ano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: