Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > “México fez” é um vírus em uma imagem que mostra Covid-19 curada no país #boato

“México fez” é um vírus em uma imagem que mostra Covid-19 curada no país #boato

“México fez” é um vírus em uma imagem que mostra Covid-19 curada no país, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com uma imagem chamada “México fez” que fala sobre a cura da Covid-19 no México. É um vírus que entra no telefone em 5 segundos e foi avisado na CNN e BBC.

Um dos tipos de boatos mais recorrentes na internet é um que fala sobre o “vídeo” ou a “imagem” que seria um vírus mortal para o seu celular. Na história de hoje, a mensagem fala sobre uma suposta cura da Covid-19 no México.

O texto alerta para uma imagem que teria o nome de “México fez”. Ela seria um vírus capaz de invadir o seu celular em cinco segundos e não poderia ser, de acordo com a mensagem, apagado. O texto ainda aponta que o alerta havia sido veiculado na BBC e na CNN. Leia a mensagem que circula online (principalmente no WhatsApp):

Confira o desmentido em vídeo:

Eles vão publicar uma imagem que mostra como Covid 19 é curado no México e se chama “México fez”, não abra porque entra no telefone em 5 segundos e não pode ser interrompido de forma alguma. É um vírus. Passe adiante para sua família e amigos. Agora eles também disseram isso na CNN e na BBC.

“México fez” é um vírus em uma imagem que mostra Covid-19 curado no país?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Assim como em tantos outros casos similares, a mensagem deixou muita gente assustada. Porém, não é verdade que exista um vírus em uma imagem chamada México fez. Na realidade, é só uma versão nova de um velho boato.

A mensagem em questão (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento) já circulou com o nome de diversos outros arquivos. Só falando em pandemia, já desmentimos boatos sobre vídeos que falavam da Argentina e Índia.

Na realidade (tanto nesse como nos outros casos), a mensagem erra ao apontar que um arquivo de imagem ou vídeo (JPG, PNG, MP4, por exemplo) podem carregar o tal vírus. Como não são arquivos executáveis, não tem o poder de “infectar o celular em cinco segundos”. Falamos, inclusive, em vídeo sobre isso.

Para além disso, ao buscar pela imagem “México fez” nada encontramos (você, provavelmente, procurou e encontrou o nosso desmentido) e, ao buscarmos por qualquer informação sobre o assunto nos sites da CNN e BBC, também não achamos nada.

Por fim, vale apontar que o México sequer “encontrou a cura da Covid-19. Na realidade, o país segue com o número de casos e mortes em um patamar muito alto (mais de 500 óbitos diários). Ou seja: para completar, a mensagem passa por uma premissa falsa.

Resumindo: a história que aponta que há uma imagem chamada “México fez” que seria um vírus que infectaria o seu celular é falsa. Além de as fontes citadas não terem falado do assunto, trata-se de uma nova versão de um vídeo boato já desmentido aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy