Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Prefeito de Parnaíba volta de hospital psiquiátrico e faz declaração sem sentido #boato

Prefeito de Parnaíba volta de hospital psiquiátrico e faz declaração sem sentido #boato

Prefeito de Parnaíba volta de hospital psiquiátrico e faz declaração sem sentido, diz boato

Boato – Após deixar hospital psiquiátrico, prefeito do município de Parnaíba (PI) grava vídeo com declarações sem sentido 

Nos últimos dias, um vídeo tem chamado a atenção de diversos usuários nas redes sociais, especialmente, os moradores do município de Parnaíba (PI). Isso porque algumas publicações estão acusando o prefeito de Parnaíba (PI) de ter gravado um vídeo sem sentido e disponibilizado o conteúdo na internet.

Segundo a história, o prefeito de Parnaíba (PI) teria sido internado em um hospital psiquiátrico, mas recebeu alta antes das declarações. Ainda segundo o vídeo que acompanha a história, o homem aparece falando em fazenda humana e agindo de maneira agressiva, batendo na mesa e fazendo caras e bocas.

De acordo com o vídeo, o homem também afirma que o Estado é Deus e, para eles, não pode ter corte, que a população precisa se virar. Ainda segundo as declarações, ninguém teria segurança, porque o governo gosta de bandido e não quer que o cidadão de bem ande armado. Ainda segundo o vídeo, o homem diz que o PCC e o Comando Vermelho são vítimas da sociedade. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“*O Prefeito de Parnaiba, no Piauí, volta ao cargo depois de ter alta do Hospital Psiquiátrico de Teresina. Achei que ele ficou bom.*”. 

Prefeito de Parnaíba volta de hospital psiquiátrico e faz declaração sem sentido?

A história causou um burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e chocou diversas pessoas. Entretanto, o vídeo não mostra o prefeito de Parnaíba (PI) e a explicação para todo o caso está na identidade do homem que aparece no vídeo.

A história possui caráter vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Como já mostramos por aqui, essas são características frequentes em fake news na internet. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Se isso não bastasse, não é de hoje que vídeos falsamente atribuídos a personalidades são compartilhados na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que Fábio Assunção teria chamado Doria de canalha, defendido Bolsonaro e criticado o isolamento social em um vídeo. Também o que indicava que o ex-jogador Denílson teria sido flagrado em briga com uma travesti após programa não pago e, por fim, o que apontava que Marília Gabriela teria gravado o vídeo “Ferrari desgovernada” com críticas ao governo Lula.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto e descobrimos que o homem que aparece no vídeo não é o prefeito de Parnaíba (PI). Na realidade, o homem que aparece nas imagens é o empresário, youtuber e influencer Paulo Kogos. Admirado pela extrema-direita, Kogos compartilha conteúdos que defendem comportamentos conservadores e ideias econômicas liberais. O vídeo usado na história de hoje pode ser visto nas redes sociais.

Por outro lado, o prefeito de Parnaíba (PI) é Francisco de Assis de Moraes Souza GOMM, também conhecido como Mão Santa. Procuramos por mais informações, mas não encontramos nenhum indício de que Mão Santa teria sido internado em um hospital psiquiátrico.

Além disso, também descobrimos que essa história de que Mão Santa teria sido internado em um hospital psiquiátrico circula desde 2020. Na época, outro vídeo foi usado para ilustrar a suposta situação de Mão Santa. Na oportunidade, as imagens mostravam um homem durante uma entrevista em um programa de televisão.

Porém, assim como hoje, o vídeo não mostrava Mão Santa. Na verdade, o homem que aparece no vídeo é o humorista Dirceu Andrade. Na ocasião, ele fazia uma imitação do prefeito Mão Santa.

Em resumo: a história que diz que o prefeito de Parnaíba (PI) fez um vídeo com declarações sem sentido, após deixar o hospital psiquiátrico é falsa! O homem que aparece no vídeo que seria a prova de tudo não é Mão Santa, prefeito de Parnaíba (PI). Na verdade, o homem é empresário e youtuber Paulo Kogos. Além disso, não existem indícios de que o prefeito Mão Santa tenha sido internado em um hospital psiquiátrico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso