Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > México conseguiu é um vírus que está em uma imagem sobre Covid-19 #boato

México conseguiu é um vírus que está em uma imagem sobre Covid-19 #boato

“México conseguiu” é um vírus que entrará em seu celular em 5 segundos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vão publicar uma imagem mostrando como a Covid-19 foi curada no México. Ela se chama “México conseguiu” e é um vírus que entra no celular em 5 segundos.

A pandemia arrefeceu, mas o que não tem faltado na internet é história falsa sobre a Covid-19. Algumas, como a hoje, usa o coronavírus como pano de fundo. Ela cita o México.

De acordo com uma mensagem que circula em redes sociais, há um vírus que “entra no celular em 5 segundos” que se chama “México conseguiu”. Ele seria uma imagem que mostraria como a Covid-19 foi curada no México. Leia a mensagem que viralizou por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Vão publicar uma imagem mostrando como a Covid 19 foi curada no o Mexico, e o título é “O México conseguiu”… NÃO abra, porque entrará no celular em 5 segundos e não haverá nenhuma chance de detê-lo.  É UM VIRUS.  Compartilhe com os amigos e familiares.  Divulgaram agora na CNN e na NBC.

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Desta vez, a mensagem foi prioritariamente compartilhada via WhatsApp. O texto que viralizou na internet tem praticamente todas as principais características de fake news. Ele é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que justifique o alerta.

Além disso, ele segue um roteiro manjado em fake news: o do alerta do vídeo ou imagem que seria “um vírus mortal” (vamos nos aprofundar na explicação final).

México conseguiu é um vírus que está em uma imagem sobre Covid-19?

Como apontamos no último parágrafo, o histórico de fake é manjadíssimo. Há, inclusive, uma fake que apontava que o “vírus” seria o “México conseguiu” ou o “México fez”. A última fake foi desmentida em 2022. Relembre o que foi escrito:

A mensagem em questão (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento) já circulou com o nome de diversos outros arquivos. Só falando em pandemia, já desmentimos boatos sobre vídeos que falavam da Argentina e Índia.

Na realidade (tanto nesse como nos outros casos), a mensagem erra ao apontar que um arquivo de imagem ou vídeo (JPG, PNG, MP4, por exemplo) podem carregar o tal vírus. Como não são arquivos executáveis, não tem o poder de “infectar o celular em cinco segundos”. Falamos, inclusive, em vídeo sobre isso.

Para além disso, ao buscar pela imagem “México fez” nada encontramos (você, provavelmente, procurou e encontrou o nosso desmentido) e, ao buscarmos por qualquer informação sobre o assunto nos sites da CNN e BBC, também não achamos nada.

Resumindo: é falso que haja uma imagem chamada “México conseguiu” que seria um vírus mortal. Trata-se de uma nova versão de uma fake news que já desmentimos algumas vezes na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm