Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mara Graça é uma hacker no Facebook! Não aceite solicitação de amizade #boato

Mara Graça é uma hacker no Facebook! Não aceite solicitação de amizade #boato

Boato – Avise a todos os seus amigos para não aceitarem a amizade de Mara Graça. É uma hacker no Facebook que rouba os seus dados.

Passados os “grandes eventos do ano”, parece que os boatos começam a voltar à normalidade (pelo menos é o que achamos). Nesses dias, têm circulado carta de Sérgio Moro, vaga de emprego na Engemax, o pedido de doação para bebês e os alertas de “ameaças online”. E a bola da vez é a Mara Graça.

De acordo com uma mensagem que está circulando com força no Facebook, a mais nova ameaça é um hacker que tenta adicionar as pessoas usando o nome de Mara Graça. De acordo com o texto, ele (ou ela) tem o sistema conectado a sua conta do Facebook. Leia:

Por favor, avise todos os seus contatos da lista do Messenger para não aceitarem a solicitação de amizade de Mara Graca Ele é um hacker e tem o sistema conectado com a conta do seu facebook. Se algum dos seus contatos aceitá-lo você também será hackeado, então certifique-se que todos os seus amigos sabem disso. Obrigado. Encaminhado conforme recebido.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pressione seu dedo na mensagem. No meio da parte de baixo diz “encaminhar”. Aperte esse botão e então clique em todos os nomes daqueles de sua lista no Messenger e isso será enviado para eles!

Mara Graça é um hacker no Facebook que faz solicitações de amizade?

Alguns leitores vieram procurar o Boatos.org temendo que a informação fosse verdadeira. Calma gente! Trata-se de uma informação falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Na realidade, essa história de hacker no Facebook é velha aqui no Boatos.org. Na nossa história, já falamos do caso de “alguns hackers”. Só para citar alguns exemplos: Anwar Jitou, Crhisopher Davies, Jessica Davies, Jayden K. Smith e Fabrício Brambilla. Em todos os casos, o mesmo texto é utilizado. A única coisa modificada é o nome da pessoa.

Em todos os casos, há três fatores (além do histórico) que denunciam a farsa. O caráter da mensagem, que consegue ter todas as principais características de boatos: vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. A ausência de notícias falando desta “ameaça” (ao contrário, há notícias desmentindo) é o segundo fator.

O terceiro ponto é preponderante: ninguém consegue ter mais chances de hackear outra pessoa no Facebook simplesmente por ter um pedido de amizade aceito. Para “perder” a conta, você precisa fazer algo como pegar um vírus no computador ou colocar os seus dados em um site suspeito. Nenhuma das duas coisas acontecem só com uma nova amizade na rede social.

Resumindo: a história que aponta que a Mara Graça é um hacker no Facebook é falsa. O texto que circula online é um clássico da boataria que volta a circular de tempos em tempos. Não precisa, como pede a mensagem, repassar para todos os seus contatos do Messenger.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.