Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Fabrizio Brambilla é um hacker do Facebook! Não aceite amizade dele #boato

Fabrizio Brambilla é um hacker do Facebook! Não aceite amizade dele #boato

Boato – Não aceite o pedido de amizade de Fabrizio Brambilla no Facebook. Ele é um hacker que rouba seus dados. Avise sua lista do Messenger.

Um boato tem se tornado um clássico em 2017: o do hacker no Facebook. Na última postagem que fizemos sobre o assunto (sobre o “hacker Jayden K. Smith”) perguntamos quem seria o próximo personagem da “ameaça”. Pois bem: temos uma resposta.

Circula no próprio Messenger do Facebook e no WhatsApp um texto que aponta que Fabrizio Brambilla é um hacker que está tentando roubar a sua conta no Facebook. Para solucionar o problema, você precisa de apenas duas coisas: não aceitar a amizade dele e enviar o alerta para todos os seus amigos. Leia:

Diga a todos os contatos da sua lista de Messenger que você não aceita a solicitação de amizade da Fabrizio Brambilla. Ele tem uma foto com um cachorro. É um hacker e vinculou o sistema à sua conta do Facebook. Se um dos seus contatos o aceita, ele também será anexado a você, então, certifique-se de que todos os seus amigos o conheçam. Obrigado. Prossiga como recebido. Segure o dedo na mensagem. A parte inferior do centro dirá para frente. Clique no botão que clica nos nomes daqueles na sua lista e envie-o

Fabrizio Brambilla é um hacker do Facebook?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não é preciso nem dizer que a história viralizou rapidamente. Mas será que desta vez a ameaça do hacker do Facebook é real e responde ao nome de Fabrizio Brambilla? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Assim que nos deparamos com o texto, já tivemos certeza de que se trata de um boato. O primeiro ponto está no fato de que a mesma história já circulou com outros nomes (já desmentimos a versão que apontava para o Jayden e para o Anwar Jitou) e sempre era falsa.

O segundo indício que aponta para a farsa está no modus operandi apresentado. Ninguém precisa de uma amizade aceita para hackear um Facebook. O procedimento é outro e, normalmente, passa pelo envio de links (muitos deles de boatos). Nada a ver com aceitar ou não a amizade.

Em nível de informação: vimos a versão do tal de Fabrício Brambilla em diversos idiomas antes de chegar no Brasil (em inglês, bósnio, croata e, claro, italiano). Em todos os outros locais, a história foi desmentida.

Resumindo: a história que aponta que Fabrizio Brambilla é o novo hacker do Facebook e vai roubar os seus dados é falsa. Se eu fosse você não aceitaria a amizade de estranhos. Porém, não ficaria tão encanado com essa ameaça.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Márcio Souza, Valéria Gaspar, Regina Cascão e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.