LeVino (LeMuse) declara falência e vende vinhos da Argentina Catena Zapata a preço de custo #boato

Boato – A mega produtora de vinhos LeVino (LeMuse) declarou falência e se viu obrigada a vender o vinho argentino Catena Zapata a preço de custo no Facebook.

Outro dia, o Boatos.org teve que vir a público desmentir uma fake news que aponta para uma super promoção do site Evino por conta da crise da Argentina e sua “falência”. Na realidade, tudo não passava de uma promoção falsa que visava prometer produtos, receber pagamentos e não entregar nada.

Hoje, anúncios no Facebook muito similares começaram a circular. Curiosamente, não vimos mais nenhum anúncio falso mencionando a Evino. Agora, as publicidades estavam mencionando outras “empresas argentinas” como a “LeVino”, “LeMuse” e a Catena Zapata. A mensagem que circula no Facebook é a seguinte:

Argentina em crise: Mega produtora de vinhos na argentina declara falência e é obrigada a vender seus vinhos a preço de custo. Não é novidade que a Argentina vem sofrendo desde 2019, quando iniciou mais uma crise no país. De lá para cá milhares de empresas faliram ou saíram do país. E infelizmente não foi diferente com a LeVino, empresa secular de produção e comercialização dos melhores vinhos do mundo

Antes de partimos para a segunda parte, é importante citar que na mensagem havia um link de um site “clone do g1”. No site, havia um link para o site da “LeVino” que, por sua vez, vendia o Catena Zapata por um preço módico e tinha como contato um email com final “LeMuse”.

LeVino (LeMuse) declara falência e vende vinhos da Argentina Catena Zapata a preço de custo?

Infelizmente, o assunto continua em alta e, provavelmente, rendendo lucros para golpistas. Porém, a história que aponta que há uma “mega produtora de vinhos chamada” LeVino, LeMuse ou Catena Zapata que faliu é falsa.

Boa parte do nosso desmentido do outro dia (sobre a Evino) vale para hoje. Por isso, veja o que escrevemos sobre o assunto:

Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio

Siga-nos no Youtube

O modus operandi apontado na mensagem já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Nos últimos tempos, tem sido frequente checarmos e apontarmos como falsas supostas promoções que se baseiam na “falência” de grandes marcas e que direcionaram o usuário para um falso site com o layout do g1. Temos exemplos que citam a Daslu, Americanas, Maksoud Plaza e outros.

No caso em questão, não é diferente: o que ocorre é que você é direcionado a um site falso da Evino (ou qualquer outra empresa que venda vinhos online) e se o pagamento for feito, você não recebe o produto em casa. Ou seja: o golpista foge com o seu dinheirinho.

Vale apontar que também é falsa a informação que aponta que a Evino faliu. Além de a empresa ser brasileira (e não argentina), não há qualquer informação sobre “falência iminente” ou “super desconto”. O site oficial até tem descontos. Nenhum, porém, por causa das condições citadas na fake news e, muito menos, com um layout similar ao do g1.

Há mais alguns detalhes que merecem atenção. O primeiro aponta para o “site da LeVino”. Ao buscar pelo registro, vimos que ele foi criado em maio de 2023. Ou seja: a página teria criada só na “falência da empresa”? Estranho, não. Por sinal, não achamos qualquer vinícola, ainda mais argentina, com este nome.

Sobre a LeMuse. Não encontramos nada sobre qualquer empresa com este nome no ramo de produtoras de vinhos. Possivelmente, os golpistas botaram um contato aleatório (que nunca irá responder nada) para enganar as pessoas e dar um ar de credibilidade ao site falso.

Sobre a Catena Zapata. De fato, trata-se de uma vinícola de renome e que, apesar da crise argentina, segue firme, forte e tradicional.

Resumindo: é falso que haja uma empresa que se chama LeVino ou LeMuse que está vendendo vinhos Catena Zapata a preço de custo. Trata-se de mais uma tentativa de golpe que está circulando por meio de anúncios do Facebook.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link